Onde fala na Bíblia que Davi matou o urso?

Perguntado por: eferreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

34 Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas do seu pai; e quando vinha um leão ou um urso, e tomava uma ovelha do rebanho; 35 E eu saía após ele, e o atacava, e livrava-a da sua boca; e levantando-se ele contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria, e o matava.

Em 1 Sm 17:34-35 está escrito: “Davi, entretanto, disse a Saul: 'Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca.

Saiba mais sobre nós. Sansão mata um leão novo com as próprias mãos — Ele se casa com uma mulher filisteia, propõe um enigma, é enganado por sua mulher e mata trinta filisteus.

Davi era um jovem comum, e segundo alguns cronologistas, ele não tinha mais que 21 anos de idade quando lutou com Golias. Davi tomou conhecimento do desafio de Golias quando foi enviado por seu pai para levar suprimentos ao acampamento de Israel.

O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

Significado espiritual do urso
Em muitas culturas, os ursos são reverenciados como seres sagrados e espirituais. Este animal representa a coragem de evoluir, o poder de ação e a mente ampla. Ademais, o urso nos lembra de confiar em nossos instintos e proteger nossa fé.

O uso do cavalo a partir do grande rei hebreu Davi (1000 a 960 aC), tornou-se comum na prática militar, tanto que no Deuteronômio (8.4) é dito: “E tendo-lhe tomado Davi mil e setecentos cavalos (de guerra) e vinte mil (soldados), cortou os nervos das pernas a todos os cavalos das carroças” isto aludindo a guerra com os ...

O urso, frequentemente encontrado em brasões, simboliza força e destreza. É um animal feroz que demonstra essa característica especialmente quando age em defesa da sua família. No Norte da Europa, ele - e não o leão - é o rei dos animais.

5 E chegaram os asírios de Damasco para socorrer Hadadezer, rei de Zobá; porém Davi matou dos sírios vinte e dois mil homens.

Por esse ato de traição, ele foi executado.O relato da morte de Davi também se encontra em I Reis 2. Antes de morrer, Davi deu instruções a Salomão, inclusive ordens para punir Joabe pelas vidas inocentes que ele havia tirado e Abiatar por apoiar Adonias como rei.

O ressentimento, a inveja, a raiva e até o ódio começam a crescer. Todas essas coisas são o resultado natural do pecado e da transgressão.

Davi acorda assustado após o ataque de um leão. O garoto é salvo por Mikhail, um anjo do Senhor.

Os principais nomes dos valentes de Davi
Primeiro são citados os três valentes mais renomados: Josebe-Basete, Eleazar e Sama (2 Samuel 23:8-12; 1 Crônicas 11:10-14); depois os trinta valentes liderados por Abisai e Benaia (2 Samuel 23:18-39; 1 Crônicas 11:20-47).

Leão de Judá é uma expressão bíblica que serve como metáfora para representar a figura de Jesus Cristo, o Messias prometido nas Escrituras Sagradas do cristianismo e judaísmo.

Nicolaevsky explicou que Davi foi ungido três vezes: a primeira pelo profeta Samuel, em Belém, e as outras duas em Hebrom. O especialista destacou a importância do azeite nesses momentos. “O azeite representa a pureza e a iluminação.