Onde fala na Bíblia para corrigir o filho?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Provérbios 13:24 Quem se nega a disciplinar e repreender seu filho não o ama; quem o ama de fato não hesita em corrigi-lo. Quem se nega a disciplinar e repreender seu filho não o ama; quem o ama de fato não hesita em corrigi-lo. Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.

Veja cinco dicas práticas que podem te ajudar:

  1. Só cobre da criança o que foi combinado. Tenha sempre em mente que para a criança ser cobrada, ela precisa primeiro saber que aquilo é errado. ...
  2. Aja de cabeça fria. ...
  3. Use as palavras certas. ...
  4. Corrija apenas por atos intencionais. ...
  5. Não corrija em público.

6 aInstrui a criança no bcaminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.

"Ó Santa Mônica, que pela oração e pelas lágrimas alcançastes de Deus a conversão de vosso filho transviado, depois santo, Santo Agostinho, olhai para o meu coração amargurado pelo comportamento do meu(minha) filho(a) desobediente, rebelde e inconformado(a), que tantos dissabores causou ao meu coração e a toda a ...

Afinal, quais são os sinais que revelam que algo está fora dos padrões? Detectar desconfortos emocionais nos pequenos não é tão simples quanto perceber os de ordem física. Dessa forma, saiba reconhecer indícios como agressividade; recusa a se alimentar; problemas de sono, entre outros no comportamento da criança.

6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 E as aensinarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. 8 Também as aatarás por sinal na tua mão, e te serão por bfrontais entre os teus olhos.

O Salmo 8 é um cântico de louvor a Deus que exalta o Seu ser e Sua obra na criação. O estudo bíblico do Salmo 8 ainda revela que esse salmo é profundamente teológico. Ele trata tanto da revelação geral de Deus quanto de Sua revelação especial manifestada aos homens.

"Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão."

  1. ELOGIE SEU FILHO. ...
  2. FUJA DOS ANTIGOS HÁBITOS DE EDUCAR. ...
  3. SEJA O EXEMPLO. ...
  4. VEJA AS QUALIDADES POSITIVAS DA CRIANÇA. ...
  5. PREOCUPE-SE COM A HARMONIA DO SEU LAR. ...
  6. ENSINE A CRIANÇA A SER ÚTIL. ...
  7. ENSINE A CRIANÇA A AGRADECER.

Falar aos filhos com sabedoria é assumir o lugar de pai e mãe e não delegar essa função à escola, aos catequistas ou aos avós. É ter a firmeza necessária para ensinar o que é certo ou errado; é dizer o “não” quando necessário; é esperar o momento certo para falar, mas falar com seriedade e ternura.

Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão. Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”

Falar sempre de sentimentos e verbalizar essa palavra
“Falar sobre como suas emoções estão envolvidas em suas decisões e ensiná-las proativamente a lidar de forma saudável com elas é crucial para enfrentar seus conflitos diários”, ressalta.

É fundamental reforçar frequentemente o bom comportamento de seu filho, evitando invalidações e repreensões exageradas, para que ele compreenda que tem boas qualidades, que é um filho amado. Tenha consistência em colocar acordos e regras, mas, dentro do possível, deixe a personalidade do seu filho florescer como ela é!

Eu confio em tua intercessão maternal, pois és também minha Mãe e conhece minhas angústias e tristezas, feridas e medos. A Ti, Virgem Santíssima, consagro, hoje e sempre, os meus filhos, para que, guardados em Teu santo amor, sejam sempre protegidos de todos os males e vivam felizes nesta terra.

"Quando uma mãe faz uma prece pelo filho, ela arromba as portas do céu" (Chico Xavier).