Onde fala do rio Jordão na Bíblia?

Perguntado por: egalvao3 . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Josué 3–4: A Travessia do Rio Jordão.

Jordão significa aquele que desce ou também lugar onde se desce (bebedouro). O rio deságua no mar Morto. As suas margens, em especial no troço de montante que transporta água doce, são muito aproveitadas para agricultura.

Na nossa vida temos muitos desafios, seja na família, no trabalho, mas precisamos atravessar o Jordão, ou seja, tomar posse da promessa do Senhor que foi dada a Abraão há 500 anos da época de Josué. O Senhor disse a Abraão: “Segue-me, e lhe darei as nações por herança” (Gn 15.2).

Jesus pediu que João O batizasse. João sabia que Jesus sempre tinha obedecido aos mandamentos de Deus e não precisava Se arrepender. Por isso João achava que Jesus não precisava ser batizado. Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse.

Na região, onde o Messias foi batizado no Rio Jordão, andou sobre as águas, multiplicou pães e peixes e fez o Sermão da Montanha, alegrias e lágrimas vão se misturar em cada canto, e deixar o coração em festa.

Considerado sagrado até os dias de hoje, o Rio Jordão possui uma história bastante mística e sagrada, sendo, inclusive, citado diversas vezes no decorrer da bíblia. Foi no Rio Jordão que, segundo a Bíblia, Jesus foi batizado, e também onde houve a cura de um leproso e a manifestação da santíssima trindade.

O povo começa a seguir Josué quando ele cavalga até o começo do leito seco. Josué e o povo hebreu avançam pelo leito seco do rio Jordão. Tibar e Kadmo se espantam ao observar os hebreus cruzarem o Jordão. Todas as tribos de Israel seguem atravessando o Jordão.

quarenta anos

O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão. Do outro lado já era a Terra Prometida, pela qual tanto sonharam. Moisés não estava mais com eles. Morreu antes porque duvidou da força de Deus.

Por fim, a travessia do rio Jordão nos ensina sobre a fidelidade e o poder de Deus em conduzir o seu povo à vitória, mesmo em situações aparentemente impossíveis. A liderança de Josué, que segue os planos de Deus e confia em sua providência, é um exemplo para nós de como devemos agir em nossa própria jornada de fé.

Esse local também é divulgado como o lugar onde Jesus foi batizado.

Foram 12 as tribos de Israel que participaram dessa importante passagem bíblica.

O rio Jordão parará de fluir. O fluxo da água será interrompido e se tornará mais alto, abrindo-se um caminho para que os exércitos de Israel cruzem o rio Jordão.

Apanharam doze pedras do meio do Jordão, conforme o número das tribos de Israel, como o Senhor tinha ordenado a Josué; e as levaram ao acampamento, onde as deixaram. 9 Josué ergueu também doze pedras no meio do Jordão, no local onde os sacerdotes que carregavam a arca da aliança tinham ficado. E elas estão lá até hoje.

O nome vem do hebraico yarden, “o que desce” ou “lugar onde se desce” (para beber água), que passou ao grego como Iordanes, daí a Iordan e Jordão. Outra versão afirma que a raiz seria yarad, de “fluir”, de onde viria yurdah, “rio”.