Onde fala de murta na Bíblia?

Perguntado por: ecampos . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Zacarias viu na sua visão um bosque de árvores de murta, em lugar sombrio (Zc 1.8,10,11).

Isaías fala da ação de Deus chegando para renovar, são sarças que se vão, dando lugar a murtas. Um acontecimento fincado como memorial , sinal eterno. A sarça é bem conhecida na Bíblia por estar associada ao chamado de Moisés. A planta apareceu para ele no monte Horebe, envolvida a um fogo que nunca queimava.

Usada pelo povo judaico para cobrirem as tendas durante a Festa dos Tabernáculos.

7 Mardoqueu tinha uma prima chamada Hadassa, que havia sido criada por ele, por não ter pai nem mãe. Essa moça, também conhecida como Ester, era atraente e muito bonita, e Mardoqueu a havia tomado como filha quando o pai e a mãe dela morreram.

Isaías 55 é outro chamado do Senhor para que nos acheguemos a Ele. No capítulo 55, Ele nos dá mais motivos pelos quais a Israel dispersa e todos nós queremos confiar Nele e segui-Lo. A primeira palavra, “Ó”, é um chamado para que prestemos atenção e nos aproximemos.

4 meses

A Murta é ótima como cerca viva por causa da praticidade no seu cultivo, podendo chegar até 7 metros de altura. A Cerca pode fechar em até 4 meses. Pode ser utilizada como bonsai e seus frutos são atrativos para passaros e insetos polinizadores.

Hadassa é um nome de origem hebraica que significa “murta”. O nome Hadassa simboliza proteção, pois está associado a planta murta, utilizada como símbolo de cobertura e abrigo pelo povo hebreu.

Ester, nome original "Hadassa" que significa "murta" em hebraico, era um membro da grande comunidade judaica forçada a se mudar para a Pérsia, mas decidiu não voltar para Judá com Esdras. Durante o tempo de Ester, a terra de Judá foi considerada como um lugar selvagem e atrasado.

A Sarça ("Seneh" em hebraico, origem do topônimo "Sinai") é uma planta espinhosa da família das fabáceas, gênero Acácia, o mesmo das árvores conhecidas genericamente no Brasil pelo vernáculo "Jurema" . Esta árvore, também conhecida pelo nome de "Shittim", é citada na Bíblia várias vezes.

Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus. Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo. 'Que impressionante!

A sarça era um simples arbusto natural e espinhoso, mas que foi iluminado com uma chama sobrenatural. Alguns intérpretes sugerem que Moisés teve uma visão, enquanto outros defendem que a luz do sol poente sobre a sarça produziu o efeito semelhante ao fogo.

O problema é que a murta é hospedeira do inseto que transmite o amarelão, chamado de greening em inglês. O psilídeo se alimenta da seiva da murta, onde vive a bactéria que provoca a doença. Em vários estados brasileiros há proibição do plantio da Murta.

Significado de Mirto
substantivo masculino [Botânica] 1 Gênero (Myrtus) de ervas, na maioria da América do Sul, tipo da família das Mirtáceas, que têm flores com numerosos óvulos. Planta desse gênero, particularmente a espécie Myrtus communis, também chamada murta-do-jardim.

A Faia serve de alimento a muitos dos animais que vivem nos bosques e serviu também, em tempos de fome, os propósitos alimentares dos humanos. Os seus frutos, apesar de alguma toxicidade, eram moídos e misturados em farinhas de cereais, para a confeção de pães e bolos e usados como substituto do café.

16 Vai, ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e ajejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.

O nome Hadassa é citado em apenas uma passagem bíblica localizada no Velho Testamento das Escrituras Sagradas. Ela ocorre no livro Ester, cuja autoria é atribuída à ela.