Onde fala de flauta na Bíblia?

Perguntado por: rchaves . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Tocar flauta como um ato de adoração a Deus é um dos desejos mais nobres. Na Bíblia Sagrada, encontramos referência a Jubal, "pai de todos os que tocam harpa e flauta" (Gênesis 4:21). A música sempre fez parte do culto a Deus.

Apesar de atualmente ser fabricada em metal, em sua origem, esta era de madeira. Por esta razão, até hoje, a flauta transversal é classificada nas orquestras como um instrumento pertencente ao grupo das madeiras.

A pessoa que toca flauta é chamada de flautista. Além da voz, as flautas são conhecidas por serem os primeiros instrumentos musicais. Existem flautas conhecidas datadas de há 40 000 a 35 000 anos, que foram encontradas na região dos Alpes Suábios (Alemanha).

Tocar flauta. 2. [Informal, Figurado] Enganar, iludir.

Sua história remete ao período da idade da Pedra Polida, onde o homem usava objetos com formatos de tubo para produzir sons semelhantes ao canto dos pássaros. As primeiras flautas se assemelhavam a apitos, no qual foram evoluindo, ganhando tamanho e furos adicionais que modificavam o som.

Os instrumentos musicais têm acompanhado a humanidade desde os tempos antigos. O primeiro relato bíblico confirmando isto encontra-se no livro de Gênesis 4.21: “O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos que tocam harpa e flauta”.

Alaúde, muito comum entre os instrumentos de cordas do A.T. (I Cr 16:5). Sambuca, instrumento usado pelos judeus no cativeiro (Dn 3:5-7); Kithros, traduzido por “cítara” (Dn 3:5,7,10,15). Mashroqita, traduzido por “flauta” ou por “gaita” (Dn 3:5,7,10,15);

13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

As flautas, em geral, fazem parte dos instrumentos mais antigos do mundo. Algumas delas já foram encontradas e datadas por volta de 35 a 40 mil anos atrás, na região dos Alpes Suábios (Alemanha).

Os tipos de flauta
A flauta transversal é a de metal, tocada “de lado”. A flauta traverso é do período barroco, que deu origem à flauta de madeira. E a flauta de Pã, é aquela com vários tubos ligados lado a lado, tocada tanto pelos gregos quanto pelos andinos.

FLAUTA DOCE BRASIL | Quem toca flauta doce é flautista.

A flauta é um instrumento de sopro, da família das madeiras. Sua origem remonta o período neolítico de nossa civilização, quando o homem, com a intenção de imitar o som dos pássaros, produziu os primeiros instrumentos de sopro que se tem registro, através de bambus perfurados.

A flauta doce ou flauta de bisel é um instrumento de sopro de origem medieval, de palheta fixa (aresta), com oito furos tapados diretamente com os dedos, muito utilizado atualmente para musicalização.

No início pode parecer difícil, mas com um pouco de treino é possível aprender de forma mais rápida a tocar a flauta. Como dica, treine bastante músicas simples e básicas em sua flauta. Quando aprendê-las, você pode partir para músicas mais complexas, que exigem mais conhecimento e treino de sua parte.

“A flauta traz calma, paciência, melhora o raciocínio e ajuda na convivência com as pessoas, além de fortalecer o pulmão”, explica ele. O garoto conta que logo que percebeu os benefícios do instrumento, passou a utilizá-lo com frequência em seu dia a dia.

Em seus estágios iniciais, a flauta tinha várias formas, desde um pequeno apito feito a partir de osso de avestruz, passando pelo tubo de bambu com um corte em forma de forquilha (que mais tarde se transformaria na flauta doce) e ainda algumas fabricadas a partir de cascas de frutas que, após secas, deixavam uma ...

A flauta de bisel tem um corpo cilíndrico e um bocal em forma de bico, ou bisel. É tocada soprando no bocal, sendo o som produzido pelo ar que passa pelos furos do corpo da flauta. Os furos da flauta são tapados com os dedos para produzir diferentes notas.

Durante o período barroco, ela foi incorporada em várias composições da época. Na ópera, o som claro e doce da flauta era usado para evocar temas diversos. Uma das razões pelas quais as flautas doces se tornaram uma escolha popular para aulas de música é sua funcionalidade e importância na performance musical.

Basicamente a diferença é a entre a flauta transversal e a flauta doce, é que a flauta doce é uma flauta de bico, ou seja, sopra-se o ar pela ponta do instrumento. Já a flauta transversal é um tipo de flauta que se sopra o ar pela lateral do instrumento.

A primeira flauta de prata Boehm foi introduzida no Rio de Janeiro por Reichert. Provavelmente tinha sido feita pelo fabricante belga Eugène Albert. Antes da chegada de Reichert ao Brasil, havia muito poucas ou talvez nenhuma flauta Boehm de madeira (para não falar de prata).