Onde fala de Enoque no livro de Judas?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A principal razão para isso reside no seguinte raciocínio: A Epístola de Judas (Jd 14- 15) menciona uma profecia de Enoque, “o sétimo desde Adão” (Jd 14)4, que não está registrada no Antigo Testamento, mas considerada uma citação do Livro de Enoque: Logo, se Judas, o “servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago” (Jd 1) faz ...

Visão geral do livro
200 que o Livro de Enoque tinha sido rejeitado pelos judeus porque continha profecias que pertencem a Cristo. Existem várias referências possíveis no Novo Testamento ao Primeiro livro de Enoque, entretanto, nenhuma referência é tão evidente como na Epístola de Judas (v. 4.6.14).

Ele descreve a ascensão do patriarca Enoque por dez céus em um cosmos no centro da Terra. A cosmologia de 2 Enoque corresponde intimamente às primeiras crenças medievais sobre a estrutura metafísica do universo.

É praticamente consenso que a Epístola de Judas cita explicitamente Enoque 1.9 segundo sua versão grega.

Por retratarem um Jesus Cristo radicalmente diferente daquele presente nos evangelhos do Novo Testamento - Mateus, Marcos, Lucas e João, estes relatos acabaram sendo excluídos pela Igreja de seu texto sagrado quando se chegou a uma versão oficial do cristianismo. Saiba mais sobre o que dizem estes textos.

Admiramos Noé, José, Moisés, Rute, Sansão, Ester, Daniel, Davi e outros heróis da Bíblia. Mas não vamos esquecer que todos eles apontam para o super-herói supremo de todos – Jesus. Ele é o nosso maior modelo.

O escritor bíblico começa Gênesis 5 trazendo uma recordação da criação do mundo. Ele conecta a descendência de Adão, através de Sete, à criação original. Os dois primeiros versículos de Gênesis 5 basicamente resumem os dois primeiros capítulos do mesmo livro.

Durante o Concílio de Trento, a Igreja Católica, pôs os livros apócrifos com o mesmo nível de igualdade que os outros livros inspirados da Bíblia (Escrituras) e todas as pessoas que não aceitassem os apócrifos, como sendo livros importantes, seriam amaldiçoados pela igreja.

Esta árvore familiar mostra dois homens chamados Enoque na linhagem de Adão e Eva. O filho de Caim, Enoque, neto de Adão (ver Moisés 5), é diferente de Enoque, filho de Jarede, seis gerações após Adão e que construiu a cidade de Sião (ver Moisés 6–7).

EPHRAIM ISAAC

Uma de suas características é que foi traduzida do etíope para o inglês pelo professor etíope EPHRAIM ISAAC e agora traduzido para o português. Este texto foi traduzido a partir de um manuscrito ainda não publicado.

A maior importância de Enoque reside no fato de que não é apenas um livro pré-cristão, mas também um livro pós-cristão, um texto que revela o pano de fundo judaico e que foi mantido e usado pelas primeiras comunidades cristãs.

Quem escreveu esse livro? O autor dessa epístola identifica a si mesmo como “Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago” (Judas 1:1). Por tradição, entende-se que o autor é Judas, meio-irmão de Jesus Cristo (ver Mateus 13:55; Marcos 6:3; Guia para Estudo das Escrituras, “Judas”).

De acordo com O Livro de Enoque: com estudo comparativo das principais traduções, existem vários livros atribuídos a Enoque, sendo três os mais conhecidos: O Livro de Enoque (ou Enoque etíope ou Enoch 1), O Segundo Livro de Enoque (ou Enoque Eslavônico) e O Terceiro Livro de Enoque (ou Enoque hebraico).

108

O LIVRO DE ENOQUE - OBRA APÓCRIFA COMPLETA, COM 108 CAPÍTULOS. A versão mais antiga que existe. Tem ao todo 3 versões, a nossa é a versão Etíope, a mais completa. A igreja Ortodoxa Síria têm o Livro de Enoque na sua Bíblia.

O livro de Enoch foi preservado somente em uma cópia, na totalidade, em etíope e, por esta razão, também é chamado de Enoch etíope.

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.

Catolicismo Romano

  • Tobias.
  • Judite.
  • I Macabeus.
  • II Macabeus.
  • Sabedoria de Salomão.
  • Eclesiástico (também chamado Sabedoria de Jesus, Filho de Siraque, Sirácida, Sirácide, ou Ben Sirá).
  • Baruque (incluindo no último capítulo a epístola de Jeremias).

Saulo ficou com medo e perguntou a Jesus o que deveria fazer. O Salvador disse-lhe que deveria ir a Damasco, pois lá receberia instruções. Saulo abriu os olhos, mas não via nada. Ele estava cego.

Paulo

II Coríntios 12:2—Paulo Vê o Reino Celestial
McConkie disse: “Falando de si mesmo, Paulo disse que foi 'arrebatado ao terceiro céu', que é o reino celestial”. (The Mortal Messiah, 4:394).

O Senhor ordenou a Oseias que se casasse, e Oseias escolheu uma mulher chamada Gomer. O Senhor usou esse casamento como símbolo para ensinar aos israelitas a respeito de Seu relacionamento de convênio com eles. Os israelitas foram infiéis ao Senhor porque decidiram adorar deuses falsos.

Visão geral do livro. Nesta obra, o especialista em patrística Bryan Litfin apresenta os 10 pais da igreja, entre eles Agostinho, Inácio, Orígenes, Perpétua e Tertuliano.