Onde existe o pecado superabundou a graça?

Perguntado por: amata . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

20A Lei interveio para fazer proliferar a falta, mas, onde abun- dou o pecado, superabundou a graça. 21E deste modo, tal como o pecado reinava dando a morte, assim também reinará a graça que concede justiça [um indulto de perdão] para vida eterna, por Jesus Cristo, Senhor nosso.

Paulo diz: “Pois até à Lei havia pecado no mundo; o pecado, porém, não é levado em conta quando não existe lei” (Rm 5,13,14). A referência à Lei que emana de Deus, por Paulo, enseja interpretações, sempre em direção a um 'estado social', pecaminoso.

6 Sabendo isto: que o nosso homem avelho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja bdesfeito, para que não csirvamos mais ao pecado.

A graça é o auxílio divino e a força que recebemos por meio da Expiação de Jesus Cristo. Por meio da graça, somos salvos do pecado e da morte. Além disso, a graça é um poder capacitador que nos fortalece a cada dia e nos ajuda a perseverar até o fim.

Significado de Graças a Deus
interjeição Expressão que exalta Deus em agradecimento a algum acontecimento positivo: fui eleito graças a Deus e ao carinho do povo. Diz-se para expressar alívio ou gratidão; felizmente: graças a Deus, acabou a fase mais agressiva do tratamento.

Graça é um substantivo feminino oriundo do termo em latim gratia e significa benevolência, mercê, estima ou um favor que se dispensa ou recebe. Também pode corresponder a características agradáveis de uma pessoa. Alguém que tem graça, agrada e atrai outras pessoas através das suas palavras e atitudes.

1. Existir, ter ou produzir em grande quantidade. 2. Estar cheio, rico; afluir.

superabundou

  1. eu. superabundei.
  2. tu. superabundaste.
  3. ele, ela, você superabundou.
  4. nós. superabundámos.
  5. vós. superabundastes.
  6. eles, elas, vocês. superabundaram.

É tradicional a interpretação de que as passagens de Mc 3,28-29, Mt 12,31-32 e Lc 12,10 retratam a “blasfêmia contra o Espírito santo” como o pecado impossível de perdoar: o “pecado imperdoável”.

Agora, sabendo que Adão e Eva pecaram de qualquer maneira, a culpa de quem foi mais trágica? Se você pensar bem, Eva foi a primeira pecadora porque ela foi a primeira a ser tentada e acabou cedendo à tentação. Adão foi apenas influenciado (Gênesis 3:1-6).

Onde existiu o pecado superabundou a graça? 20A Lei interveio para fazer proliferar a falta, mas, onde abun- dou o pecado, superabundou a graça. 21E deste modo, tal como o pecado reinava dando a morte, assim também reinará a graça que concede justiça para vida eterna, por Jesus Cristo, Senhor nosso.

20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas aCristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na bfé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não anascer da água e do bEspírito não pode entrar no reino de Deus, 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

19 Portanto, ide, aensinai todas as nações, bbatizando-as em nome do cPai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 aEnsinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho bmandado; e eis que ceu estou convosco todos os dias, até a dconsumação dos séculos. Amém.

- a graça preveniente; - a graça justificadora; - a graça santificadora.

Porque Deus cria tudo com perfeição, Ele não volta atrás no que é criado por Ele. Assim, a graça e o nosso livre-arbítrio não têm fim. Mas enquanto o indivíduo não passar a vivenciar realmente o evangelho, o que equivale a aceitar a graça, ele não a recebe.

Outro aspecto que define a graça é a capacitação. Paulo, assim, escreve em Romanos 12.3: “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”.

Biblicamente falando, à luz da Palavra, graça é favor, dádiva, imerecidos da parte do Senhor para conosco. Não depende de mérito ou atitudes que tenhamos ou não, algo que façamos ou deixemos de fazer. Tem a ver, contudo, com o amor do Pai, amor esse incondicional da parte Dele.