Onde existe mais judeus no Brasil?

Perguntado por: umoreira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

Judaísmo no Brasil

São Paulo71.050
Rio de Janeiro31.465
Rio Grande do Sul9.860
Paraná5.031
Minas Gerais3.809

Segundo estimativas recentes, a população judaica mundial é de 13 milhões de pessoas, 41% dos quais vivem em Israel.

A historiadora explica que, atualmente, Manaus abriga cerca de 200 famílias judaicas e muitos vestígios atestam a presença deles na região.

Sarmento, Salvador, Silva, Soares e Souza; Teixeira, Teles e Torres; Vaz, Vargas e Viana.

São elas: a ortodoxa, a reformista e a conservadora. As duas primeiras, ortodoxos e reformistas, são as que mais se opõem uma à outra, sendo a terceira, conservadora, a tentativa de encontrar um meio-termo entre as outras duas.

YHWH

Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus.

Alguns dos empresários mais ricos do país são judeus. Estão entre eles, Samuel Klein (Casas Bahia), José Safra (Banco Safra), Hans Stern (H.

Gratidão e Generosidade – O judeu acredita que Deus providencia determinados padrões a diferentes pessoas, mas doam o excedente. Com as doações generosas que fazem, eles ajudam a construir grandes universidades e projetos.

E, principalmente, valoriza extremamente a produção do conhecimento e o trabalho duro para crescer JUNTO COM eles. Isso, no final das contas, é o que faz com que os judeus sejam o povo mais próspero da história da humanidade.

A cidade de São Paulo concentra o maior número de judeus do Estado, aproximadamente 80% do Brasil.

Atualmente, os judeus se concentram, em sua maior parte, nos Estados Unidos e em Israel. Cada um destes dois países têm população judaica superior a 5 milhões de pessoas, o que representa mais de 80% dos judeus do mundo.

No entanto, também há no Brasil muitos descendentes de judeus, mas poucos se dão conta disso, já que essa ascendência se esconde atrás de sobrenomes portugueses ou espanhóis, adotados pelos judeus para fugir da perseguição que assolou a Península Ibérica a partir de 1492.

A trajetória dos judeus no Brasil começa antes mesmo da chegada da frota de Cabral: tem início no final do século XV, quando os judeus espanhóis e portugueses foram obrigados a se converterem ao cristianismo, sob pena de serem expulsos de seus respectivos países.

A população judaica no mundo de hoje é calculada em aproximadamente 14 milhões de indivíduos distribuídos em praticamente todos os lugares do mundo. No Brasil, o censo do IBGE1 de 2010 calculou 107.329 judeus – aqui reside a maior comunidade judaica na América Latina e a 11ª maior do mundo.

1. Silva. Ele não é apenas o mais usado no Brasil, mas é também em Portugal, país de origem de grande parte dos sobrenomes locais, dada a colonização. Um total de 5.073.774 pessoas têm esse sobrenome.

Os judeus são descendentes de Isaque, filho da promessa de Deus a Abraão. Os judeus são monoteístas, creem em um único Deus (Javé ou Jeová). Também é o povo escolhido por Deus para que, deles, nascesse o Salvador Jesus Cristo. Os árabes são descendentes de Ismael, também filho de Abraão.

Para os judeus, os lideres s o pessoas escolhidas por Deus para ensinar seu povo. Dois importantes referenciais de lideranas para os judeus s o Moisés e rei Davi.