Onde existe casamento infantil?

Perguntado por: abarros6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

Em relação à legislação, a Cepal considera a situação mais preocupante na Colômbia ou Argentina, onde o casamento é permitido antes dos 16 anos por "motivos justificados". Na Colômbia, por exemplo, meninas podem se casar a partir de 14 anos com a autorização dos pais ou representante legal.

O número se soma aos 100 milhões já previstos antes da pandemia e reverte uma queda histórica no índice. Casamento infantil, prematuro ou forçado é o termo usado para se referir a uniões realizadas antes dos 18 anos. No Brasil, desde a aprovação da Lei 13.811, em 2019, essa é uma situação proibida.

Já na Bolívia, Brasil, Chile, Nicarágua, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, o casamento é permitido a partir de 16 anos com autorização dos pais, representantes legais ou de um juiz.

O garoto Saneie Masilela, de 9 anos, tornou-se pela segunda vez o noivo mais jovem do mundo, ao renovar os votos de casamento com Helen Shabangu, de 62 anos, em cerimônia realizada na África do Sul, no dia 12 de julho. O matrimônio dos dois ocorreu em 2013, com direito a juras de amor, beijo e troca de alianças.

De acordo com os dados apresentados no ano passado em audiência pública na Comissão Externa Sobre Violência Doméstica Contra a Mulher na Câmara dos Deputados, o casamento infantil no Brasil é motivado, sobretudo, por aspectos como a pobreza e a vulnerabilidade social – e não por fatores ritualísticos ou culturais, como ...

Ao decidir como proceder, lembre-se de que o Pai Celestial nunca abandonará você ou seu filho (1 Crônicas 28:20). Ele ama seu filho tanto quanto você, talvez mais ainda, e deseja ajudar a ambos. Ele Se preocupa e tem um plano para vocês e “não [os deixará] órfãos” (João 14:18).

O casamento na infância e adolescência traz impactosnegativos para a vida de meninas. Ele pode estar relacionado com casos de gravidezprecoce e o abandono escolar. Esses fatores perpetuam a desigualdadede gênero e o ciclo de violências contra meninas e mulheres.

Dentre os argumentos que os indivíduos usam para normalizar o casamento infantil, estão a gravidez precoce e a pobreza. Segundo a pesquisa Tirando Véu da Plan International Brasil e da Flacso, estamos em primeiro lugar na América Latina e quarto lugar no mundo todo, quando o assunto é casamento infantil.

Nesse sentido, têm sido recomendadas abordagens em três frentes principais: programas para fornecer conhecimentos sobre a vida e saúde reprodutiva; programas para expandir oportunidades econômicas, e programas para manter as meninas na escola ou adiar o casamento.

Uma cerimônia de casamento indiano tradicional é guiada pelas castas sociais, ou seja, quando as castas dos noivos são superiores, a festa de casamento é super luxuosa e contém símbolos temáticos hindus. A cerimônia é realizada numa espécie de tenda chamada Mandap, que é decorada com flores e tecidos.

O casamento infantil, reconhecido internacionalmente como uma violação aos direitos humanos, é definido pela Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (CRC) – que o Brasil assinou e ratificou em 1990 – como uma união envolvendo pelo menos um cônjuge abaixo dos 18 anos.

Sobre o casamento no Nepal:
Aqui a celebração do casamento pode durar até 1 semana, são casamentos luxuosos e vibrantes. A religião dominate no Nepal é o Budismo e o Induismo, este era um casamento budista.

O Código Civil estabelece os 16 anos como a "idade núbil", o que significa que o jovem já teria tanto aptidão psíquica quanto sexual para casar. Vale lembrar que a legislação também considera que, a partir dos 14 anos, a pessoa já é capaz de consentir o ato sexual.

Islândia vai pagar U$ 5mil por mês para quem casar com uma islandesa?

Índia

Os casamentos arranjados ainda são a norma na Índia, mas há uma tendência crescente de algumas mulheres escolherem seus próprios parceiros. Ou simplesmente não se casarem. A tecnologia também está substituindo os métodos tradicionais de arranjo.

A cantora brasileira de 62 anos é a recordista: 18 casamentos. O último aconteceu em 2020, com o músico Esdras de Souza (os dois também celebraram a união recentemente em Portugal).

Depois moraram juntos por quatro anos, o que foi suficiente para eles saberem que realmente queriam passar o resto da vida juntos. Após oito anos de relacionamento, o casal resolveu se casar em 17 de setembro de 2016.