Onde eu queria estar ou aonde eu queria estar?

Perguntado por: lbarbosa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

Quando usar onde? Para usar corretamente a palavra onde, lembre-se sempre de que ela deve remeter a um lugar. Também é importante se atentar para o fato de que onde dá a ideia de permanência, ou seja, sem a presença de movimento. Por exemplo: A cidade onde você vive é muito pacata.

Só se deve usar aonde, quando houver ideia de movimento, de destino, ou seja, só com verbos como ir, vir, voltar, chegar, cair, comparecer, dirigir-se, que exigem a preposição a. Por exemplo: Aonde você irá à noite?

1 a que lugar, para que lugar, para onde.

Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. O verbo “encontrar” não indica movimentação. Assim como verbos como estar, ser, morar, ficar…

É onde eu gostaria de estar agora. E não tenho esse desejo porque tá um calor danado lá fora. Queria estar lá pra nem todo mundo me achar. Para me achar, seria preciso estar na mesma praia e nadar no mesmo mar.

No entanto, o emprego de «queria» também está muito bem aplicado: «Eu queria um café.» Muda-se apenas o tempo verbal. Na frase com «queria», usamos o pretérito imperfeito do indicativo do verbo querer, enquanto com «quero», fazemos uso do presente do indicativo.

A forma correta de escrita da palavra é estou. Tou e tô são formas abreviadas da palavra estou e devem ser usadas apenas em linguagem falada, em contextos informais. Estou é a forma conjugada do verbo estar na 1. ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu estou.

A diferença dos dois termos está justamente na sua condição de lugar fixo ou de ação continua: Onde: deve ser usado todas as vezes que indicar a ideia de lugar estático, permanente, fixo. Aonde deve ser usado todas as vezes que indicar a ideia de destino, movimento, ação continua.

Comumente utilizado como advérbio interrogativo (aquele que inicia uma pergunta) para saber a localização de algo ou de alguém, onde também é muito usado como pronome relativo, ligando um termo ao outro ou uma oração à outra.

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Para transmitir uma ideia de procedência de algum lugar, a forma mais correta é de onde, escrito de forma separada, com a preposição de: De onde ele veio? De onde ela veio? De onde você veio?

2ª)Está OU estar? ESTÁ é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo: “Ele ESTÁ confiante”; “O advogado já ESTÁ no escritório”. ESTAR é o infinitivo: “Ele deve ESTAR confiante”; “O advogado só vai ESTAR no escritório amanhã”.

A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.

Significado de Aonde
advérbio Numa direção específica, num lugar conhecido: aonde você vai?[Gramática] Usa-se somente com verbos que expressam movimento, exceto quando acompanhados de preposição, neste caso utiliza-se: onde. interjeição Expressão de incerteza, de descrença: aquele ator morreu! Aonde!