Onde estava a Arca da Aliança quando Davi foi buscar?

Perguntado por: rramires7 . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Em 2 Samuel 6 vemos que um dos primeiros atos do governo de Davi, foi providenciar o retorno da Arca de Deus para Jerusalém, na ocasião ela estava na casa de Abinadabe.

A Arca ficou na casa de Abinadabe num período de profunda crise religiosa e moral em Israel. Mas não sabemos o que aconteceu na casa de Abinadabe enquanto a Arca esteve ali, pois o texto bíblico não diz nada acerca disso.

A Arca da Aliança ficou 20 anos na casa de Abinadabe e nada de bom lhe aconteceu, na casa de Obede-Edom ficou apenas 3 meses e Deus abençoou toda sua casa. O segredo não está no tempo que se tem de crente, mas na reverência que se tem a Presença de Deus!

O último registro da arca foi feito há 2 mil e 600 anos atrás. O paradeiro desse tesouro é um dos maiores mistérios da humanidade.

Foi uma resposta. 6.13-18 – A arca finalmente volta para Israel, fato comemorado pelos moradores de Bete-Semes, que ficava à 24km de Jerusalém. O fato de ser época de colheita (entre maio e junho) indica que muitas testemunhas viram a arca e se alegraram, pois toda a cidade participava da colheita.

Depois de Davi ter construído casas para si na cidade de Davi, ele preparou um lugar para a arca de Deus e armou uma tenda para ela. Então Davi disse: "Somente os levitas poderão carregar a arca de Deus, pois o Senhor os escolheu para transportarem a arca do Senhor e para ficarem sempre ao seu serviço".

Os filisteus derrotaram os israelitas na guerra e levaram a arca da aliança de Deus. Os filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos durante a batalha. Depois de serem atormentados por várias pragas, os filisteus devolvem a arca.

O maná, portanto, é um tipo da Palavra de Deus: é o alimento que vem do céu para o sustento do seu povo. E qual é a figura da arca da aliança? Ela representa a presença de Deus no meio dos homens.

Quem construiu a Arca da Aliança foi Bezalel, mas o único que poderia ver ou tocar na Arca era Moisés.

Depois que os israelitas recuperaram a arca da aliança que estava com os filisteus, eles a colocaram num lugar seguro e a protegeram para que não fosse novamente tomada.

Somente os sacerdotes poderiam transportar a arca ou tocá-la e no dia da expiação, estando ele em pecado, morreria instantaneamente.

A verdade é que atualmente ninguém sabe onde está a Arca da Aliança. Entretanto, hoje a Arca não é mais necessária (Jeremias 3:16). Antigamente, Deus manifestava a Sua presença junto da Arca, mas hoje Ele se manifesta por Jesus. A Arca da Aliança era apenas um símbolo daquilo que viria depois.

1 Quando já fazia sete meses que a arca do Senhor estava em território filisteu, 2 os filisteus chamaram os sacerdotes e adivinhos e disseram: "O que faremos com a arca do Senhor? Digam-nos com o que devemos mandá-la de volta a seu lugar".

19 E aferiu o Senhor os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do Senhor, até matar do povo cinquenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porquanto o Senhor fizera tão grande matança entre o povo.

Mas o homem é surpreendido com a resposta e a conversa termina em agressão. Na manhã seguinte, ele e todos os outros homens que olharam a Arca são encontrados mortos no campo de Josué.

Arqueólogos acreditam ter encontrado vestígio da Arca da Aliança em templo israelita. Mesmo sete anos depois do início das escavações, o sítio arqueológico nos arredores de Beit Shemesh, 20 km a oeste de Jerusalém, continua trazendo surpresas.

Os querubins da Arca da Aliança estão voltados um de frente para o outro, com as asas estendidas para a frente. A idéia é retratar as asas das criaturas como o trono onde Deus está sentado, enquanto a tampa da Arca é o estrado onde a divindade apóia seus pés.

Quando chegaram ao campo de debulhar cereais que pertencia a Quidom, os bois tropeçaram. Então Uzá estendeu a mão e segurou a arca da aliança.

Uzá morreu por não cumprir os critérios que Deus tinha estabelecido na Lei acerca do transporta da Arca da Aliança – que representa o Trono de Deus – pois, não era para ser carregada em carro de bois.

Em II Samuel 6 lemos como Davi estabeleceu Jerusalém como a capital de Israel e decidiu colocar a arca da aliança ali para simbolizar que o Senhor estava com eles em sua capital.

Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a). (Ver v. 8.)