Onde estão os pergaminhos do Mar Morto?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Os primeiros conjuntos foram encontrados por um beduíno em uma caverna em Qumran, perto do Mar Morto, onde hoje é a Cisjordânia ocupada por Israel. Eles contêm manuscritos, a maioria escritos em hebraico, bem como em aramaico e grego, e acredita-se que datem de cerca do século 3 a.C.

Boa parte desse tesouro arqueológico está preservado no chamado Santuário do Livro, dentro do Museu de Israel. O local foi construído em 1965, justamente para guardar os manuscritos mais antigos da Bíblia.

O manuscrito deste livro foi encontrado na Rússia e na Sérvia.

Infelizmente, a Bíblia é uma das obras mais alteradas do mundo. Só Lutero retirou dela sete livros. E, atualmente, as suas alterações são, principalmente, para ocultar as verdades da reencarnação e do espiritismo nela encontradas com uma clareza meridiana.

Os testes foram realizados no texto mais longo dos antigos manuscritos do Mar Morto, conhecido como o Grande Pergaminho de Isaías. Os pesquisadores descobriram que provavelmente dois indivíduos, cuja identidade permanece desconhecida, copiaram as palavras usando uma caligrafia quase idêntica.

O pergaminho agora exposto é um dos textos mais misteriosos dos sete primeiros manuscritos do Mar Morto encontrados em 1947 em uma caverna do deserto da Judeia.

O Codex Sassoon, que data do final do século 9 ou início do século 10, é a Bíblia hebraica mais antiga e completa descoberta, disse a Sotheby's em um comunicado.

Os Manuscritos do Mar Morto são considerados o exemplar mais antigo da Bíblia Hebraica já encontrado - é datado, segundo estimativas, de 4 a.C.

Os Manuscritos do Mar Morto são considerados hoje o mais antigo exemplar dos textos bíblicos? Sim. São documentos muito antigos, não tão antigos como supostamente seria o de Shapira, mas os mais antigos que temos.

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.

Qumran

Eles foram encontrados em Qumran, um sítio arqueológico na região do Mar Morto, perto de Jerusalém. "Esses documentos foram escritos em papiro por escribas especializados em manuscritos, com extremo cuidado, pois eles estavam convencidos de que os textos eram sagrados", explica Markschies.

200 que o Livro de Enoque tinha sido rejeitado pelos judeus porque continha profecias que pertencem a Cristo. Existem várias referências possíveis no Novo Testamento ao Primeiro livro de Enoque, entretanto, nenhuma referência é tão evidente como na Epístola de Judas (v. 4.6.14).

Por retratarem um Jesus Cristo radicalmente diferente daquele presente nos evangelhos do Novo Testamento - Mateus, Marcos, Lucas e João, estes relatos acabaram sendo excluídos pela Igreja de seu texto sagrado quando se chegou a uma versão oficial do cristianismo.

Enoque nasceu na sétima geração de Adão, devido ao pecado da humanidade percebe-se neste período que Deus estava afastado da mesma, porém Enoque era temente a Deus, as Escrituras quando falam sobre ele sempre enfatizam que era um homem que tinha por princípio agradar ao Senhor.

A maioria das obras que foram banidas até agora referem-se a temas como orientação sexual e identidade. A proibição da Bíblia no distrito ocorre em meio a um esforço maior dos conservadores americanos nos estados para proibir ensinamentos sobre tópicos considerados controversos, como direitos LGBT e identidade racial.

Martinho Lutero e seus colegas são altamente reconhecidos por sua tradução da Bíblia e sua influência é considerada revolucionária.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.