Onde estão os moabitas hoje?

Perguntado por: nassis5 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Os moabitas, juntos dos amonitas, eram povos vizinhos, aparentados e ocasionais inimigos dos antigos israelitas. Viviam na região onde hoje é a Jordânia.

Povo nômade que era adepto às guerras e violência
De acordo com os relatos encontrados na Bíblia, as terras da atual Jordânia não foram aceitas pelos amonitas como uma forma de presente de Deus. Eles formavam um grupo com muita ambição e orgulho, e buscavam sempre mais poder.

Os moabitas eram um povo que descendia de Moabe, filho de Ló. Eles eram parentes próximos dos israelitas, e até conseguiram conviver com eles amistosamente em alguns períodos da História. Porém em muitas outras ocasiões os moabitas aparecem na Bíblia como inimigos do povo de Deus.

As percepções religiosas refletidas na Pedra Moabita contém algumas semelhanças com o a religião normativa de Israel, tais como inferidas da Bíblia Hebraica. 15 Especialmente as percepções moabitas a respeito da divindade, do culto, da terra e da guerra se aproximam da compreensão israelita dos mesmos elementos.

Números 31:7–8, 15–16; Apocalipse 2:14 faz-nos crer que Balaão ensinou aos moabitas que não poderiam derrotar Israel enquanto os israelitas fossem justos, portanto Balaão disse aos moabitas que tentassem Israel com imoralidade e idolatria, porque isso faria com que perdessem a ajuda do Senhor.

Moabitas. Segundo a Bíblia, tanto os Amonitas quanto os Moabitas são descendentes de . Ambas tiveram uma relação incestuosa com o pai nascendo os filhos: Moabe e Ben-Ami.

Deuses dos Moabitas, Amonitas e Filisteus

  • Milcom.
  • Moloc.
  • Cámos.
  • Dagon.

Na época do rei Josafá os amonitas formaram uma coalizão com os moabitas e edomitas para atacar Judá. Todavia, Deus os confundiu, e eles acabaram se destruindo uns aos outros (2 Crônicas 20:1-23). Tempos depois, os filhos de uma mulher amonita conspiraram a morte de Joás, rei de Judá (2 Crônicas 24:26).

Ao estudar a trajetória do povo de Israel nota-se que esses descendentes de Ló foram os piores inimigos de Israel. Mesmo que a lei do incesto tenha sido dada por Deus, muito tempo depois de (Levíticos 18), ou seja, nos dias de Moisés, o Senhor não foi a favor do que as filhas dele fizeram.

Significado de Moabita
substantivo masculino e feminino Natural ou habitante da terra de Moab do séc. XIII ao séc. VI a.C.A região de Moab ficava ao leste do baixo rio Jordão e do mar Morto. Os moabitas eram semitas relacionados com os hebreus.

Os amonitas eram descendentes de Ben-Ami, filho de com sua filha mais nova (Gênesis 19:38). Este certo parentesco com os israelistas se devia ao fato de Ló ser sobrinho de Abraão, patriarca do povo de Israel.

Os amonitas insultam os mensageiros de Davi e planejam guerra contra Israel — Davi derrota os amonitas e os sírios.

Todos se juntaram para formar um grande exército israelita. Saul dividiu o exército em três companhias. De madrugada atacou os amonitas e foi vitorioso. E assim o povo proclamou Saul como seu rei também na cidade de Gilgal.

No texto bíblico (2 Reis 3, 4-27): Então Mesa, rei dos moabitas, era criador de gado, e pagava de tributo, ao rei de Israel, cem mil cordeiros, e cem mil carneiros com a sua lã. Sucedeu, porém, que, morrendo Acabe, o rei dos moabitas se rebelou contra o rei de Israel.

28 E olhou para Sodoma e Gomorra, e para toda a terra da campina; e viu, e eis que a fumaça da terra subia, como a fumaça de uma fornalha. 29 E aconteceu que, quando destruiu Deus as cidades da campina, Deus se lembrou de Abraão, e tirou Ló do meio da destruição, quando derrubou aquelas cidades em que Ló habitara.

Noemi, o marido e os dois filhos mudaram-se de Belém para a terra de Moabe por causa da fome. O marido de Noemi faleceu em Moabe e seus filhos casaram-se com mulheres moabitas. Depois da morte dos dois filhos, Noemi incentivou as noras a morarem com suas respectivas famílias para terem alguém que cuidasse delas.

Quando Messa, rei de Moabe, percebeu que a batalha contra Israel e Judá estava sendo perdida, ele sacrificou seu filho sobre o muro da cidade de Quir-Haresete. Tal prática teve um efeito psicológico nos soldados de Israel e Judá que abandonaram a batalha (2 Reis 3:26-27).

Na Pedra Moabita, antiga inscrição que conta a história de Mesa e dos reinos vizinhos como Israel, de quem era vassalo. A pedra gerou muita confusão em sua descoberta no final do século 19 por estar sob a posse de um grupo de beduínos e por, também, ter uma suposta menção ao Rei Davi.

A família de Elimeleque foi forçada a sair de Belém por causa da fome, isto é, por uma circunstância completamente fora de seu controle. O texto é omisso sobre a causa da fome. Não sabemos se foi por causa de uma seca ou por fatores econômicos e políticos. Naturalmente, a fome não atingiu só aquela família.

Eúde mata Eglom e liberta o povo de Israel
Eúde colocou em prática um engenhoso plano para atacar o rei moabita. Ele fez um punhal de dois gumes do tamanho de um côvado curto, ou seja, com aproximadamente 30 centímetros. Depois ele colocou esse punhal por baixo de sua roupa no lado direito.

O filho da filha mais nova chamava-se Amom, pai dos amonitas. O filho da filha mais velha chamava-se Moabe, pai dos moabitas. Esses dois meios-irmãos se tornariam duas nações poderosas.