Onde estão os 21 mil indígenas na Grande São Paulo?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4 / 5 19 votos

Os últimos dados oficiais, apontam para a presença de 21 mil indígenas na Grande São Paulo, com aldeias como a Tekoa Itakupe, no Jaraguá, na zona oeste, e o povo Guarani Mbya, em Parelheiros, na zona sul.

Cerca de 55% da população indígena vive na chamada Amazônia Legal. Essa região abrange os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e a parte oeste do Maranhão. As Terras Indígenas localizadas nessa região são maiores do que aquelas existentes em outras regiões do país.

Em termos de proporção da população indígena na população total dos municípios, o maior percentual foi encontrado no município de Uiramutã (RR), 88,1%.

Essa população que habita terras indígenas pertence a diferentes povos, predominando a presença dos Guarani Mbyá e Tupi, Kaingang, Krenak e Terena.

  • Guarani e Tupi.
  • Kaingang.
  • Terena.

Guarani da Barragem tem 26,3 hectares e é uma das três terras indígenas regularizadas (registradas em nome da União) na capital, após serem delimitadas, no início da década de 1980, e demarcadas fisicamente em 1987. As outras são Krukutu (com 25,9 hectares) e Jaraguá (com 1,7 hectare).

Localizada a 27 quilômetros do centro da cidade de São Paulo, a aldeia urbana do Jaraguá abriga cerca de 700 indígenas. Ao chegar no local, logo se percebe o abandono do Estado. Sem saneamento básico, sem espaço adequado para a plantação, muitas casas são pequenos cubículos feitos de madeira.

Em Osasco existem as etnias Pankararé, Pankararú, Atkum, Xucurú-Kariri, Xacriabá, Wassu Cocal e Guarani.

Além da caça, pesca e coleta de frutos e sementes, as comunidades também realizam plantios, por meio das roças tradicionais e coletivas, bem como o plantio de árvores frutíferas, que além de garantir a base da sua alimentação, também preservam uma infinidade de sementes tradicionais e crioulas.

Raposa Serra do Sol - Como surgiu a maior reserva indígena em área contínua do mundo ( 04' 02" ) O dia 15 de abril de 2005 marcou a história dos 15 mil índios das tribos macuxi, wapichana, ingarikó e taurepang, localizadas em Roraima.

A reserva indígena de Dourados é considerada como uma das mais populosas do Brasil. São cerca de 19.000 índios convivendo em um espaço de cerca de 3.500 hectares.

As comunidades indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo que a Região Norte é aquela que concentra o maior número de indivíduos, 305.873 mil - aproximadamente 37,4% do total. Na Região Norte, o estado com o maior número de indígenas é o Amazonas, representando 55% do total.

Só serão aceitas visitas à Terra Indígena Tenondé Porã mediante agendamento prévio. O canal oficial para divulgação das aldeias e de atrativos no Território Indígena, assim como para contato, registro de demandas, cadastros de visitantes ou parceiros e agendamento de visitas, é o site [www.tenondepora.org.br].

Na análise das Unidades da Federação, o Estado do Amazonas possui a maior população autodeclarada indígena do País, com 168,7 mil; o de menor, Rio Grande do Norte, 2,5 mil.

Segundo a Cepal, baseada em dados censitários dos países, o México possui a maior população indígena das Américas (cerca de 17 milhões), seguido do Peru (7 milhões), da Bolívia (6,2 milhões) e da Guatemala (5,9 milhões).