Onde estão as 12 pedras do rio Jordão?

Perguntado por: ifernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Recentemente, o arqueólogo Ido Wachtel, da Universidade Hebraica de Jerusalém, revelou mais detalhes sobre um grande monumento de pedra em forma de lua crescente localizado a 13 quilômetros do Mar da Galileia, próximo à fronteira entre Israel e Cisjordânia.

Hoje em dia, apenas uma pequena parte do fluxo que historicamente atingiu o Mar Morto ainda está viva. Um dos afluentes do rio Jordão está quase seco. A área em que Al-Maghtas está localizada é uma das reservas naturais mais importantes da Jordânia.

Israel

Atualidade. Atualmente existem duas localidades com o nome Gilgal em Israel, sendo um o kibbutz Gilgal e outro que a arqueologia confirma se tratar do Gilgal bíblico, próximo a Petzael. Neste local está sendo construído um pólo turístico desde 2016 sob administração de um grupo empresarial de mesmo nome em Israel.

Josué

Acontecimentos Importantes: Ló escolheu para si as planícies do Jordão (Gên. 13:10–11). Josué dividiu as águas, possibilitando que os israelitas atravessassem para a terra prometida (Jos.

quarenta anos

O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão. Do outro lado já era a Terra Prometida, pela qual tanto sonharam. Moisés não estava mais com eles. Morreu antes porque duvidou da força de Deus.

A Arca da Aliança é um objeto especialmente sagrado na Bíblia. A arca é um baú sagrado que tem um lugar dedicado no tabernáculo e no templo, em Jerusalém.

O Vale de Acór em Israel. O Vale de Acór é um vale que existe mesmo, em Israel, nos arredores de Jericó, e é um dos caminhos que dá acesso à Terra Prometida. O seu nome, no entanto, anda associado a um episódio dramático da história de Israel.

Rio Jordão na Bíblia
A história do rio Jordão possui um caráter muito místico e sagrado sendo citado muitas vezes na bíblia. Foi, portanto, no Rio Jordão que Jesus foi batizado, que ocorreu a manifestação da Santíssima Trindade, e ainda, a cura de um leproso.

Fica situado no Oriente Médio e banha a Jordânia, Israel e Cisjordânia. Encontra-se a 392 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo: é o ponto mais baixo do planeta Terra.

No capítulo desta segunda-feira (22) de A Terra Prometida, o Brasil se emocionou ao ver a travessia do rio Jordão, momento em que Josué conduz o povo hebreu rumo a Canaã. Foram 12 as tribos de Israel que participaram dessa importante passagem bíblica.

Nome de um dos rios mais importantes da Palestina, em cujas margens pregava São João Baptista. Absorveu na Europa do Norte o antropónimo germânico Jordhan, 'homem da terra'. Pouco usado em Portugal, onde é mais comum como nome de família.

Gilgal foi a principal base de operações de Israel na conquista da Terra Prometida, sendo estabelecidas ali doze pedras comemorativas. Foi dali também que Josué liderou a campanha contra Jericó e na região sul (Js 4:19,20; 6:11,14; 10:1-43).

A cidade de Betel da antigüidade geralmente se identifica com a vila moderna de Beitin, que fica cerca de 17 km ao norte de Jerusalém.

Em Betel Jacó ergueu um altar a Deus (Gênesis 35:1-15; cf. Gênesis 28:11-22). Também foi em Betel que a ama de Rebeca, Débora, foi sepultada (Gênesis 35:8). A cidade de Betel também era um dos lugares em que o profeta Samuel julgava Israel (1 Samuel 7:16).

Naamã

Naamã deixou seu orgulho de lado, e decidiu mergulhar as sete vezes no rio Jordão como recomendou o profeta. Ele foi curado da lepra. Naamã ficou tão agradecido que voltou à Eliseu oferecendo riquezas, que o profeta recusou.

Naamã deu os sete mergulhos no rio Jordão porque acreditou na possibilidade de ficar curado, mesmo sendo um ato simples; o homem sírio ficou livre da lepra. Ele simplesmente obedeceu e obteve sua cura.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

Por ser o maior lago numa terra quase sem rios, mesmo sendo de água doce, nos primórdios o viam como um mar. Segundo os Evangelhos, lá Jesus andou sobre as águas e fez outros milagres. Em sua trajetória para o sul, é o Jordão que caminha sobre a fronteira entre Israel e a Jordânia.

Josué, auxiliar de Moisés
Quando Josué saiu do Egito, ele já tinha mais de 40 anos de idade.

Volumoso, caudaloso, opulento, cristalino. Os adjetivos relativos ao Rio Jordão bíblico, citado 175 vezes no Antigo Testamento e 15 no Novo, onde Jesus teria sido batizado, parecem se referir a um lugar imaginário. Hoje, o Rio Jordão, com seus 217 quilômetros, é uma sombra do que já foi no passado.