Onde está o túmulo de Maria Madalena?

Perguntado por: ucruz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Em uma cidade medieval no sul da França, a cripta embaixo da basílica abriga um dos mais famosos restos humanos – crânios e ossos que dizem pertencer a Maria Madalena, personagem recorrente nas histórias de Jesus.

Um novo livro, baseado num manuscrito com cerca de 1.500 anos e que será lançado em meados de novembro, revela que Jesus Cristo casou com Maria Madalena e com ela teve dois filhos, noticia a imprensa britânica.

Muito se especula sobre a vida de Maria Madalena até sua morte. Segundo a Igreja Ortodoxa do Oriente, depois de Pentecostes, ela rumou para Éfeso, onde passou a viver com Maria, mãe de Jesus, e com o apóstolo João, e lá morreu.

Maria Madalena é a figura mais misteriosa do Novo Testamento. Em três evangelhos, ela é mencionada na crucificação e no sepultamento de Jesus. Nos quatro livros (Lucas, João, Mateus e Marcos), ela é testemunha da tumba vazia, símbolo da ressurreição de Cristo. E em dois deles foi a primeira a ver Jesus ressuscitado.

Madalena aparece, de fato, nos quatro evangelhos canônicos como sua confidente, e ela está consciente da sua relação especial com o profeta. O momento-chave que revela a importância de Madalena para Jesus é o da cena da crucificação e ressurreição.

Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Também as outras mulheres que estavam com elas contaram essas coisas aos apóstolos, 11.

RIO - De acordo com um manuscrito de quase 1.500 anos, descoberto na Biblioteca Britânica, Jesus teria se casado com Maria Madalena e tido dois filhos. O chamado "Evangelho perdido", que foi traduzido do aramaico, supostamente traz novas alegações surpreendentes, de acordo com o "The Sunday Times".

Tiago, José, Judas, Simão e duas irmãs.

Maria Madalena

Maria Madalena, a “mulher que amou Jesus” está ligada ao que se chama de o rosto feminino de Deus.

A Virgem e o Menino Jesus, em arte grega ortodoxa do século XVI (Foto: Reprodução) A lista "Tiago, José, Judas e Simão" lhe diz alguma coisa?

Maria

Trata-se de Maria, uma jovem judia nascida em Nazaré há pouco mais de 2 mil anos, quando essas terras ao sul de Israel eram parte do Império Romano. Para o cristianismo, ela tem papel fundamental: tornou-se a mãe de Jesus Cristo.

A Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada no palácio real da glória.

“Ressuscitou, não está aqui”
“Ofereceu-se aos nossos olhos o sepulcro do Senhor claramente escavado na rocha. Nele vimos representados dois anjos, um deles com uma inscrição que dizia: 'Ele ressuscitou, não está aqui', enquanto o outro, apontando para o túmulo proclamava: 'Eis o lugar onde foi depositado'”.

3 Então Pedro saiu com o outro discípulo, e foram ao sepulcro. 4 E estes dois corriam juntos, porém o outro discípulo correu mais apressadamente do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro.

Na ressurreição de Jesus, Deus mandou um anjo remover a pedra do túmulo, para mostrar ao mundo e, especialmente, às duas mulheres que procuravam um morto, que o túmulo estava vazio (Mateus 28:1-6).

Todos os apóstolos, por exemplo, eram casados, e nos textos sagrados nunca se fala de suas mulheres e filhos. Só uma vez se nomeia de passagem a sogra de Pedro, a quem Jesus curou de uma doença.

A companheira de Jesus
O "Evangelho de Filipe" também apresenta Maria Madalena como "companheira" de Jesus, usando a palavra grega koinônos — cuja acepção não necessariamente se restringia, no passado, à ideia conjugal.

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.

Maria intercede por nós (Lc 1,39-47)