Onde está o número da identidade?

Perguntado por: vramires . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Onde fica o número do documento no RG? O número do RG no documento de identidade normalmente fica no verso da cédula, no canto superior esquerdo, logo após a inscrição “REGISTRO GERAL”. Ao lado dele, normalmente também consta a data de expedição do documento e abaixo o nome do titular.

O novo modelo da do RG, agora chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), entrou em vigor em março deste ano e está cheio de novidades. Dentre as novidades do documento está o fim da numeração própria, isso porque, a partir do novo modelo implementado, a numeração do novo RG será composta pelos 11 dígitos do CPF.

Número do documento é o número da nota fiscal ou número da fatura.

Como encontrar o dígito verificador? Da mesma forma que você pode consultá-lo em seu RG, também é possível encontrar o DV dos seus documentos e agência bancária após o hífen. Por exemplo: Conta bancária: 12345678-9.

Digite o número seu RG e o número do código interno (números que ficam acima do código de barras do RG)

Não existe um padrão para a quantidade de dígitos em um número de RG. Isso acontece por um motivo bem simples: como pela lei brasileira cada estado pode emitir RG e possuir diferentes órgãos expedidores do documento, não existe algo fixo.

Obter informações sobre Carteira de Identidade ou Registro Geral (RG)

Uma unidade federativa, na República Federativa do Brasil, é uma entidade subnacional com certo grau de autonomia (autogoverno, autolegislação e autoarrecadação) e dotada de governo e constituição próprios.

Onde encontro a Unidade Federativa no RG
A UF do RG está no verso da sua cédula de identidade.

os oito primeiro dígitos são o número base; o nono dígito define a região fiscal; o penúltimo dígito é o dígito verificador módulo 11 dos 9 dígitos anteriores; o último dígito é o dígito verificador módulo 11 dos dez dígitos anteriores.

A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, o RG segue o modelo mais comum no país: oito algarismos mais um dígito de confirmação, o tipo 12 345 678-9. A diferença entre os dois estados é o órgão emissor do documento: em São Paulo, é a Secretaria da Segurança Pública.

Os RG sem o dígito verificador estão desatualizados, motivo pelo qual os sistemas recusam. É necessário que o usuário providencie um novo documento, com a inclusão do dígito, junto aos órgãos competentes de seu município.

Como solicitar o RG digital? A solicitação do novo RG digital pode ser feita pelo aplicativo Gov.br, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Para realizar o pedido, o usuário deve acessar o aplicativo, ir na sessão "Carteira", tocar no botão de adição (+) e selecionar a opção "Carteira de identidade".

O dígito verificador (DV) da conta, basicamente, é um código que valida o número da sua conta bancária e que, como já dissemos, está posicionado no final de uma sequência numérica , logo após o traço. Sua principal função é impedir que haja erros de transmissão de dados ou digitação, além de evitar fraudes.

Entretanto, caso haja algum imprevisto e seja necessário emitir uma segunda via, é possível solicitar pelo próprio celular, baixando o aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil de São Paulo, ou em totens de autoatendimento do Poupatempo, distribuídos em diversas localidades do Estado.