Onde está o nome Rafael na Bíblia?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Na Bíblia, no Antigo Testamento, o anjo Rafael identifica-se a Tobias como "um dos sete anjos que apresentam as orações dos justos e têm lugar diante da majestade do Senhor" (Tobias, 12,15).

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.

Este esclarecimento é necessário, porque alguém poderia objetar que nos textos do passado há outros arcanjos mencionados, até ao número de sete no Livro de Enoque: Uriel, Rafael, Raguel, Miguel, Sariel, Fanuel e Gabriel.

O anjo Rafael é um dos arcanjos responsáveis pela intercessão dos pedidos por cura física e espiritual. O ser divino é responsável por fortalecer a conexão com a força superior e promover limpeza energética. A própria nomenclatura Rafael significa “Deus Cura”.

São Rafael Arcanjo

São Rafael Arcanjo é considerado o portador da Cura de Deus e também é reconhecido como o chefe dos anjos da guarda, padroeiro dos viajantes e anjo da providência que zela pela humanidade.

Significa Deus cura e indica uma pessoa paciente e perseverante, que procura beneficiar os que precisam de ajuda.

Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis. Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus? Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo - O Anjo Maior.

Anjos da Morte (SeiMa Tenshi) são conhecidos como o exército de anjos decadentes ressuscitados do Mundo dos Mortos. Para se vingar de Atena, Lúcifer ressuscitou apenas quatro anjos da morte: Belzebu (Serafim), o mais poderoso, Ashtarote (Querubim), o mais sábio, Érigor, o mais ágil e Moa, o mais temível.

O nome Lúcifer vem da junção das palavras em latim lux (luz) e ferus (carregar) e significa "portador da luz". Na tradição cristã, ele é representado como um anjo que desejava estar acima de Deus, por isso foi expulso do céu para o mais profundo abismo, tornando-se, então, o diabo.

Segundo a mesma Bíblia os arcanjos são sete mas apenas três são mencionados: Miguel, Rafael e Gabriel. Os outros nomes (Uriel, Baraquiel ou Barachiel, Jegudiel ou Jehudiel, Fanuel ou Phanuel e Salatiel) aparecem nos livros apócrifos de Enoque, o quarto livro de Esdras e na literatura rabínica.

Miguel, que significa “ninguém é como Deus”, ou “semelhança de Deus”, é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus.

Histórias não bíblicas relacionam o anjo Gael ao exército de Miguel. Ele tinha um coração puro e era um anjo de cura. Junto de seu amigo, o anjo Babel, criou um pássaro com o propósito de enviar uma mensagem à Miguel, este pássaro era a mitológica fênix.

A palavra “anjo” é um termo mais amplo, enquanto “arcanjo” se refere a uma categoria específica de anjos com tarefas especiais. Os anjos são criaturas espirituais fascinantes, que cativam a imaginação de cristãos e não cristãos.