Onde está o nome Dimas na Bíblia?

Perguntado por: iornelas3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Mas quem foi Dimas? Há inúmeras controvérsias sobre quando esse homem apareceu pela primeira vez nos escritos bíblicos. A primeira referência está no livro apócrifo "Atos de Pilatos", porém o trecho mais conhecido sobre seu caminho pode ser encontrado no evangelho de Lucas.

Novela Jesus - Adela é mãe de Dimas e Gestas.

São Dimas é conhecido como o “bom ladrão”. Foi um ladrão confesso condenado e crucificado ao lado de Jesus Cristo, e ali, aos 48 do segundo tempo, se arrependeu e se redimiu de seus pecados.

Calvário

O Calvário, colina onde Jesus foi crucificado, é o principal ponto de peregrinação em Israel.

Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus). Havia, na época, uma prática comum de se colocar em tabuleta, na própria cruz, o motivo da morte do condenado.

Dimas: Significa “pôr do sol”. É a variante portuguesa e espanhola de Dismas, nome que tem origem no grego dysme, que quer dizer “pôr do sol”. Acredita-se que esse era o nome do ladrão que foi crucificado ao lado de Jesus Cristo, e é conhecido como o “bom ladrão”.

São Dimas foi um dos ladrões crucificados ao lado de Cristo.
A história conta que ele e mais dois ladrões estavam a caminho do Egito quando encontraram a Família Sagrada.

Inclusive na Bíblia, encontramos o relato de que uma esponja embebida em vinagre foi dada a Jesus Crucificado para Lhe aliviar a sede, pois o vinagre inibe as papilas gustativas temporariamente aliviando assim a sensação de sede por algum tempo. O vinagre era mais que um tempero "azedo" para os alimentos.

Como escreveu o arqueólogo Vassilios Tzaferis, descobridor de Yehohanan, em um artigo na revista da Biblical Archeology Society: “De acordo com as fontes literárias antigas, dezenas de milhares de pessoas foram crucificadas durante o Império Romano. Só na Palestina foram milhares.

Barrabás, que tivera o favor da multidão obtendo o perdão em lugar de Jesus, parou ali, fitando longamente o réu crucificado. Enquanto se ralava em pensamento, pequena gota de suor sangrento veio de Jesus morto na cruz até ele, trazida pelo vento, caindo-lhe na ferida que trazia no crânio.

linha das almas

Na umbanda, Seu Zé Pilintra vem na linha das almas ou dos baianos e se manifesta como os pretos-velhos, de traje branco simples e chapéu de palha, mas não dispensa o lenço vermelho.

dia 25 de Março

O Martirológio Romano diz apenas no dia 25 de Março: "Em Jerusalém comemoração do Bom Ladrão que na cruz professou a fé de Jesus Cristo". E no mundo todo São Dimas passou a ser festejado neste dia.

Em meio a diversas apresentações, espetáculos musicais e teatrais, o prefeito de São Paulo inaugurou neste domingo (15/06) o Centro Educacional Unificado (CEU) Jardim Paulistano Professor Samuel Murgel Branco, na Zona Norte.

O trajeto da Via Sacra, em Jerusalém, é marcado por 14 pontos. Nem todos eles são muito claros ou oferecem paradas para oração. No total são 600 metros de percurso entre a primeira e última estação, sempre pela rua de nome Via Dolorosa. O trajeto total só pode ser percorrido a pé.

Sabendo que viveu 30 anos, podemos datar sua morte entre os anos 26 e 28”.

Gólgota

Segundo os quatro evangelistas, São Mateus, São Marco, São Lucas e São João, Jesus Cristo teria sido crucificado num lugar chamado Calvário (em hebreu Gólgota), que significa "O Lugar da Caveira" (também conhecido por Lugar do Crânio).