Onde está o centro de massa do ser humano?

Perguntado por: dfurtado . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Quando uma pessoa está com seu corpo esticado, seu centro de massa (C) está um pouco abaixo do umbigo. Porém se ela levantar os braços ou as pernas, ou ainda dobrar o corpo, ou os braços ou as pernas, o centro de massa irá para outra posição.

Centro de gravidade de um corpo é o ponto onde podemos supor que seu peso esteja aplicado. Para certos corpos homogêneos e de forma simples, tais como uma barra, uma esfera, um cilindro, etc., O centro de gravidade é facilmente localizado. A figura ao lado mostra o centro de gravidade para alguns desses corpos.

Na física, o centro de gravidade ou baricentro de um corpo é o ponto onde pode ser considerada a aplicação da força de gravidade de todo o corpo formado por um conjunto de partículas. Essas partículas são atraídas para o Centro da Terra, cada qual com sua força-peso.

Na anatomia, o centro corporal humano, ou centro de gravidade do corpo humano, também conhecido pelo acrônimo CORE, é onde todos os movimentos se iniciam, está localizado no complexo quadril-lombar-pelve (lombo pélvica), formado por: 29 músculos, coluna torácica e cervical.

Arquimedes de Siracusa

Inicialmente, o conceito de centro de massa foi apresentado na forma de centro de gravidade na Grécia Antiga por Arquimedes de Siracusa, engenheiro, físico e matemático.

Como o raio médio da Terra é de RT=6.378 km, o centro de massa CM está localizado a cerca de 1.712 km abaixo da superfície terrestre. Esse é o eixo de órbita da Lua em torno da Terra e é por exte ponto que a Terra orbita o Sol.

Um bom equilíbrio depende de:
Informação sensorial correta dos seus olhos (sistema visual), músculos, tendões e articulações (informação proprioceptiva), e dos órgãos do equilíbrio da orelha interna (sistema vestibular). 2. Tronco cerebral conectando todas as informações sensoriais com outras partes do cérebro.

Um corpo está em equilíbrio estático quando a resultante E o momento resultante de todas as forças que atuam sobre ele for igual a zero.

A explicação de Albert Einstein para a gravidade está relacionada com a curvatura gerada no espaço em virtude da presença de um corpo muito massivo. Segundo essa teoria, o espaço e o tempo são curvados pela presença de um corpo muito massivo, e isso gera a atração que denominamos de gravidade.

O centro de massa é um ponto que se comporta como se toda a massa de um corpo estivesse concentrada sobre ele. O seu cálculo depende da distribuição da massa do corpo. O centro de gravidade é o ponto onde podemos considerar o peso total do corpo ou do sistema de partículas.

A falta de gravidade também afeta o nosso aparelho vestibular, que nos dá senso de equilíbrio com base na posição de um líquido dentro de um órgão oco no nosso ouvido interno. Sem gravidade, esse líquido “flutua” lá dentro e causa tonturas, dores de cabeça, coriza e uma baita desorientação.

Uma propriedade muito útil do centro de massa é que ele pode ser usado para definir a origem de um sistema de referência em movimento para um determinado sistema. Este sistema de referência é às vezes chamado de sistema CDM.

O cento corporal, chamado também de CORE, está localizado no complexo quadril-lombar-pelve, coluna torácica e cervical. É onde se localiza o centro de gravidade do corpo e todos os movimentos se iniciam. É necessário um Core eficiente para manter o equilíbrio muscular apropriado através de toda cadeia cinética.

A massa, da forma que conhecemos, foi descrita pela primeira vez em 1154 pelo geógrafo árabe Idrisi como sendo uma iguaria comum na Sicília.

O filósofo espanhol José Ortega y Gasset utilizou o conceito do “homem-massa” para descrever o sujeito em uma sociedade de massa. Para o filósofo, o homem-massa é a expressão do conformismo com as determinações exteriores.

A força gravitacional é uma força atrativa que surge entre todos os corpos com massa. O planeta Terra, por exemplo, é capaz de atrair os corpos ao seu redor em direção ao seu centro por causa de seu campo gravitacional.

Sabe-se que o núcleo interno é uma esfera de ferro e níquel com um raio de 1.221 quilômetros. Sua temperatura de 5.400°C é quase tão alta quanto a do Sol (5.700°C). Mas está a uma profundidade tal que se mantém como uma esfera sólida de metal.

Através das vibrações (velocidade, intensidade e outras características que surgem nos gráficos sísmicos), os pesquisadores entender através de quais materiais as ondas passaram. É assim, então, que eles mapeiam o que está abaixo de nós.

O cerebelo, localizado entre o cérebro e o tronco cerebral, desempenha papel fundamental para a movimentação, controle da musculatura corporal e equilíbrio.

Conforme mencionado anteriormente, os órgãos responsáveis pelo equilíbrio, que incluem o sáculo, utrículo e ductos semicirculares, estão localizados na orelha interna e são denominados aparelho vestibular.

Os sistemas sensoriais (visual, somato-sensitivo e vestibular) são responsáveis pelo início do processo de construção do equilíbrio corporal humano. No entanto, esses sistemas sofrem alterações causadas pela senescência e pela presença de doenças.