Onde está o braço de Tiradentes?

Perguntado por: icarvalho7 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A cidade de Barbacena tem marcas e símbolos da Inconfidência Mineira. A bandeira da cidade conta com a imagem do braço direito de Tiradentes.

“Pois seja feita a vontade de Deus. Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha pátria”, teria dito Tiradentes ao ouvir sua sentença de morte. Alguns relatos ainda dizem que depois que subiu os degraus para a execução, ele teria dito ao homem que o mataria a frase: “seja rápido”.

O Dia de Tiradentes, comemorado em 21 de abril, terá um significado especial neste ano. Nesta quinta-feira, serão incorporados ao Panteão do Museu da Inconfidência/Ibram, em Ouro Preto, os restos mortais dos inconfidentes José de Resende Costa, Domingos Vidal Barbosa e João Dias da Mota.

Em 1922 o quadro foi adquirido pelo vereador Alfredo Ferreira Lage, fundador do Museu Mariano Procópio, onde ficou exposto por mais de cinquenta anos sem nunca sair de lá.

Tiradentes é considerado herói por uns e um traidor por outros, graças à sua participação no movimento da Inconfidência Mineira, uma das razões por que ele foi enforcado. Esse movimento aconteceu no final do século XVIII, na então capitania de Minas Gerais e pretendia torná-la independente de Portugal.

Joaquim José Xavier foi enforcado no Rio de Janeiro, em 1792. Os planos da revolta não tinham em seus objetivos a abolição da escravidão, a maioria dos membros eram escravocratas e Tiradentes possuía 6 escravizados.

Joaquim Silvério dos Reis foi o principal delator da Inconfidência Mineira, movimento articulado em 1788 e 1789 que foi uma das primeiras tentativas de independência do Brasil do domínio português.

Quanto a Tiradentes, acabou condenado à morte e ao esquartejamento, para que as partes de seu corpo ficassem expostas ao público, de modo a desencorajar outras tentativas de rebelião.

O dia do feriado é uma homenagem ao dia da morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que foi enforcado, esquartejado e decapitado no dia 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, na cidade do Rio de Janeiro.

E por causa desse ideal de luta, Tiradentes foi julgado pelo Reino de Portugal e condenado à morte na forca, execução acontecida no dia 21 de Abril do ano de 1792.

  • Joaquina da Silva Xavier
  • João de Almeida Beltrão

Ele foi enforcado na manhã de 21 de abril de 1792, na cidade do Rio de Janeiro. Em seguida, teve o corpo esquartejado em quatro partes e espalhado pela estrada de acesso a Ouro Preto. Sua cabeça foi exibida em uma estaca colocada na praça central da cidade.

Entre tantas carreiras, o que tornou Tiradentes um herói nacional foi o fato de ter sido um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento contra os impostos exacerbados no Brasil que durou de 1789 a 1792.

Somente uma pena de morte foi mantida: a de Tiradentes. Com isso, o alfares foi morto por enforcamento e esquartejado em 21 de abril de 1792. A cabeça de Tiradentes foi exposta em uma estaca em Vila Rica, e as partes de seu corpo foram espalhadas pelo Caminho Novo.