Onde está localizado o rio Pisom?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

A identificação do rio Píson é conjectural, sendo que as sugestões variam de certos rios da Armênia até o rio Ganges, na Índia. Flávio Josefo identifica o rio Pisom com o Ganges e Giom com o rio Nilo.

É dito que o Éden está envolvido por quatro rios, o Pison, o Gheon, o Tigre e o Eufrates, o que o situará na zona da Mesopotâmia, atualmente o Iraque.

A descrição diz que de um rio, que saía do Éden (em hebraico gan Eden = "Jardim das delícias"), nasciam outros 4 rios. Pison, Geon, Tigre e Eufrates. A intenção dessas indicações não é a de indicar a localização do paraíso, mas sublinhar que toda a água que dá vida ao mundo vem do paraíso.

A árvore da vida 'real'.
No meio do deserto do Bahraini, não muito longe do Djebel Dukhan (Montanha da Fumaça) e a 40 km de Manama, encontra-se uma árvore antiga. Parece estar aqui há mais de quatrocentos anos, crescendo em uma terra árida e desértica, desprovida de vegetação.

O relato original, contudo, não menciona nome algum. Diz que era o "fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal".

Segundo a descrição bíblica, O nome do primeiro é Pisom, rio que rodeia toda a região de Havilá, onde se encontra ouro puro, bdélio e Ónix ou pedra Sardônica. O nome do segundo rio é Ghion, o qual rodeia toda a terra de Cuxe. O nome do terceiro é o Tigre, e corre ao oriente da Assíria. O quarto rio é o Eufrates.

Ao lermos, ponderarmos e orarmos, virá à nossa mente a visão dos três jardins de Deus: o Jardim do Éden, o Jardim do Getsêmani e o Jardim do Sepulcro Vazio, onde Jesus apareceu para Maria Madalena.

Moisés

Quem escreveu esse livro? Moisés é o autor de Gênesis. Moisés foi um profeta chamado por Deus para livrar os filhos de Israel do cativeiro no Egito e guiá-los pelo deserto rumo à terra prometida de Canaã.

Pelo latim Eden, "paraíso".

Era um lugar de companheirismo. Era um lugar perfeito. Tornou-se um local de teste. Testemunhou o primeiro pecado na Terra.

Delícias 1. o Éden é o jardim ou paraíso, que Deus preparou para receber o homem (Gn 2.8).

O Pisom atravessava a região de Havilá, que provavelmente ficava entre o Iraque e o Egito. Ismael, filho de Abraão, morou em Havilá (Gênesis 25:17-18). Seus descendentes se instalaram na península arábica, onde agora ficam a Arábia Saudita e alguns outros países mais pequenos.

Vale citar algumas referências bíblicas ao rio, como a passagem de Gênesis (2:14) pela qual Eufrates é descrito como um dos quatro rios que tiveram sua fonte no Éden e no Apocalipse (9:14-16:12) onde é referido como o local que secará quando a lança do sexto anjo cair sobre a terra.

O Eufrates está secando. Estrangulado pelas políticas de água dos vizinhos do Iraque, a Turquia e a Síria; dois anos de seca e anos de uso inadequado pelo Iraque e seus agricultores, o rio está significativamente menor do que há apenas poucos anos. Algumas autoridades temem que em breve poderá ser a metade do que era.

Moisés nomeia apenas duas árvores desse jardim: a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, cujos frutos Deus proibira Adão e Eva de comerem...

Porém, ferida, a árvore deu origem a um fogo que se espalhou e consumiu toda a vida na Terra. Já sem vida, o mundo foi então inundado por água, extinguindo homens, gigantes, anões e até mesmo deuses. Quando as águas desceram, a natureza, por fim, ressurgiu, desta vez sem a presença dos seres humanos.”

A maior árvore do mundo é uma sequoia gigante que está em uma floresta do norte da Califórnia, nos Estados Unidos. A árvore apresenta incríveis 115,55 metros de altura, o equivalente a aproximadamente um prédio de 40 andares.

Como Adão e Eva comeram do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, o Senhor expulsou-os do Jardim do Éden para o mundo. Sua condição física mudou como resultado de haverem comido o fruto proibido. Como Deus havia falado, eles se tornaram mortais.

Fruta é a mais antiga já descoberta e ainda preserva sua polpa. Achado raro ocorreu porque fruto estava em área hostil a microorganismos.