Onde está localizado o bioma cerrado?

Perguntado por: lbeiramar . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

O Cerrado é um dos cinco grandes biomas do Brasil, cobrindo cerca de 25% do território nacional e perfazendo uma área entre 1,8 e 2 milhões de km2 nos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, oeste de Minas Gerais, Distrito Federal, oeste da Bahia, sul do Maranhão, oeste do Piauí e porções ...

São descritos 11 tipos principais de vegetação para o Bioma, enquadrados em formações florestais (Mata Ciliar, Mata de Galeria, Mata Seca e Cerradão), savânicas (Cerrado sentido restrito, Parque de Cerrado, Palmeiral e Vereda) e campestres (Campo Sujo, Campo Limpo e Campo Rupestre).

O bioma Cerrado é uma formação vegetal que conta com uma grande biodiversidade. Conhecido como a savana brasileira, é o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul. Localiza-se em uma área com grande potencial aquífero e diversos tipos de vegetações.

Amazônia

O Bioma Amazônia ocupa cerca de 49% do território brasileiro. A Amazônia possui a maior floresta tropical do mundo, equivalente a 1/3 das reservas de florestas tropicais úmidas que abrigam a maior quantidade de espécies da flora e da fauna.

Um dos mais antigos biomas a se estruturar no continente americano, o Cerrado surgiu em algum momento do período Cretáceo Superior, mas foi no Terciário Médio, há mais ou menos 60 milhões de anos, que ele começou a desenvolver o estoque genético que lhe deu a conformação atual.

Latossolos

Latossolos do Cerrado
Os Latossolos são predominantes, cobrindo 46% destas áreas. Com cores variando entre vermelho para amarelo, esses solos apresentam boa permeabilidade e são profundos, o que auxilia em uma boa drenagem na maior parte do ano.

O relevo do Domínio do Cerrado é em geral bastante plano ou suavemente ondulado, estendendo-se por imensos planaltos ou chapadões. Cerca de 50% de sua área situa-se em altitudes que ficam entre 300 e 600 m acima do nível do mar; apenas 5,5% vão além de 900m.

Dentre elas destacam-se: pequi, buriti, mangaba, cagaita, bacupari, araticum, babaçu, bacuri, cajuzinho-do-Cerrado, coquinho-azedo, gueroba, murici, jatobá, mangaba e baru.

Características do cerrado

  • Inverno seco e frio;
  • Verão quente e úmido;
  • Vegetação rasteira e baixa;
  • Um dos maiores biomas do Brasil;
  • Clima quente e com pouco vento;
  • Temperatura média varia entre 20 e 27ºC;
  • Um dos maiores biomas da América do Sul; e.
  • Ocupa mais de 20% do território nacional.

Ocupando uma área densamente povoada, o cerrado é fonte de lenha nativa para a geração de calor e é, talvez, o maior fornecedor de combustível para a cocção de alimentos no meio rural, o que o situa como um dos biomas de grande importância social.

Caatinga

Considerado o bioma mais seco, a Caatinga apresenta baixos índices pluviométricos. Segundo alguns estudiosos, a Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, por isso, a maioria das suas espécies é endêmica (ocorre somente numa determinada área). Entre os biomas brasileiros, é o que possui a botânica menos conhecida.

Conheça algumas das principais características do cerrado:

  1. Vegetação rasteira e baixa. O cerrado tem uma vegetação rasteira e baixa, chamada de gramínea. ...
  2. Clima com épocas de chuva e de seca. ...
  3. Solo com cor avermelhada e pobre em nutrientes. ...
  4. É banhado por 3 bacias hidrográficas.

“O Cerrado tem 65 milhões de anos. De todos os ambientes da história recente do planeta, o cerrado é o mais antigo.

O Bioma Cerrado é fundamental para a manutenção do equilíbrio hidrológico no país. Apesar do clima semiárido e ambiente com períodos de deficiência hídrica, as águas das chuvas penetram no solo e abastecem aqüíferos e nascentes.

Caatinga

Caatinga: o bioma 100% brasileiro.

O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna.

Além da Mata Atlântica, o território brasileiro conta com mais cinco biomas continentais: a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal e o Pampa. O maior deles – a Amazônia – compõe quase a metade de nosso espaço territorial, enquanto o menor – o Pantanal – ocupa menos de dois por cento dele.

São animais do cerrado: anta, ariranha, arara, capivara, cascavel, cachorro-do-mato, jiboia, cervo, lontra, macaco-prego, quati, onça-pintada, preá, gambá, tamanduá, tucano, lobo-guará, porco-espinho, seriema, jaguatirica, pica-pau-do-campo, gavião-carijó, gato-maracajá, veado-mateiro, pato-mergulhão, entre outros.