Onde está localizada a maior usina nuclear do mundo?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

A maior usina nuclear do mundo é a Tokyo Eletric Power Company, que está instalada no Japão a cerca de 300 quilômetros de Tóquio. A usina foi fechada em 2011 após a ocorrência de um terremoto seguido de tsunami que avariou a usina de Fukushima.

Com potência de 1.350 megawatts, Angra 2 é capaz de atender ao consumo de uma cidade de 2 milhões de habitantes, como Belo Horizonte. A usina conta com um reator de água pressurizada (PWR) de tecnologia alemã da Siemwns/KWU (hoje Areva NP), fruto de acordo nuclear entre Brasil e Alemanha, assinado em 1975.

A Agência Brasil ouviu especialistas favoráveis e contrários ao uso desta matriz energética no país. As duas usinas nucleares brasileiras (Angra 1 e 2) respondem por cerca de 2% da geração de energia elétrica produzida no país.

O Brasil possui duas usinas em operação atualmente: Angra 1 e Angra 2, instaladas no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, com potencial de geração de 2 mil megawatts. A inauguração da usina de Angra 3 está prevista para 2015, adicionando mais 1080 megawatts de energia elétrica à disposição.

O projeto vem da NuScale, uma empresa nascida de pesquisas na Oregon State University que recebeu alguns fundos substanciais do Departamento de Energia norte-americano. O mini-reator é um cilindro de aço de 23 metros de altura por 5 metros de largura, capaz de produzir 50 megawatts de eletricidade.

A Usina Nuclear 1, em Angra dos Reis (RJ), foi desligada do Sistema Interligado Nacional (SIN) na noite desta terça-feira (4). Segundo a Eletronuclear, o motivo é um reparo em uma tubulação do vapor do conjunto turbogerador, equipamento que faz parte do sistema elétrico da usina.

A principal razão da construção de novas usinas nucleares é a previsão de crescimento econômico brasileiro. Em suma, essas instalações poderão aumentar a matriz energética do país, além de oferecer novas oportunidades de emprego e renda.

Usina sob controle russo
A usina nuclear de Zaporizhzhia, com seis reatores, é a maior usina nuclear da Europa. Sob controle russo desde o início da guerra, a fábrica ainda é operada principalmente por trabalhadores ucranianos.

As etapas de construção da unidade incluem as obras civis, a montagem eletromecânica, o comissionamento de equipamentos e sistemas e os testes operacionais. O progresso físico global do empreendimento é de 65%. As obras, no momento, estão paradas, mas a previsão é que sejam retomadas ainda em 2022.

Em 16/09/22, ocorreu uma liberação não programada na usina de cerca de 90 litros de água (o equivalente a dois tanques de combustível de um carro popular) contendo substâncias com baixo teor radioativo.

cinquenta anos

Oficialmente a indústria atômica e o governo consideram que as usinas nucleares têm um período útil de vida de cinquenta anos.

Como é Chernobyl hoje
Dentro do novo sarcófago há o reator destruído da quarta unidade de energia e restos de resíduos nucleares, diz a ONU. Os números de 2022 da organização mostram que 2700 pessoas estão atualmente empregadas em Chernobyl.

Atualmente, a China opera um total de 53 reatores nucleares, com capacidade total de 55,6 milhões de quilowatts. Cerca de 23 reatores nucleares estão em construção com uma capacidade total de 24,19 milhões de kW, o que classifica os melhores do mundo, disse ele.

Essa fonte de energia ainda não é expressiva no Brasil porque o país possui muitos recursos energéticos que ainda não foram aproveitados. Mas o Brasil objetiva, principalmente, dominar a tecnologia da geração de energia nuclear, em vista também da sua importância para a segurança nacional e para o futuro do país.

O processo físico fundamental para a geração da energia nuclear, a fissão nuclear, foi descoberto por Otto Hahn, Lise Meitner e Fritz Strassman, em 1938-9. Quando o urânio é bombardeado por nêutrons, os núcleos dos átomos absorvem as partículas e tornam-se instáveis, partindo-se em dois pedaços espontaneamente.