Onde está localizada a artéria radial?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4 / 5 15 votos

A artéria radial está localizada medialmente em relação a artéria ulnar, e na altura da referida fossa, cruza em sentido lateral se dirigindo ao compartimento lateral do antebraço. Aquela é mais superficial, medial e de menor calibre, cruzando para a região lateral do antebraço superficialmente ao nervo mediano.

Introdução: A artéria radial tem origem como menor ramo terminal da artéria braquial na fossa cubital.

Artéria que nasce na artéria braquial e que vai irrigar o antebraço, o punho e a mão.

No Pulso radial, a artéria radial encontra-se entre a apófise estiloide do rádio e o tendão dos flexores, sendo que para palpá-los emprega-se os dedos indicador e médio, com o polegar fixado no dorso do punho do paciente, sendo que o examinador usa a mão direita para examinar o pulso esquerdo e vice-versa.

A Veia Jugular Interna (VJI) direita comunica-se com o Átrio Direito (AD) quase em linha reta através da veia cava superior, enquanto o mesmo não ocorre com a VJI esquerda, devido à sua interposição.

Vascularização da mão
Todas as artérias se originam de duas artérias principais; as artérias radial e ulnar. Estes dois vasos sanguíneos cursam inferiormente nos lados radial e ulnar do antebraço, respectivamente. As artérias radial e ulnar emitem os seguintes ramos específicos na mão: Arco palmar superficial.

artéria radial

Artérias da mão
As artérias radial e ulnar terminam ambas na mão, se anastomosando uma com a outra. A artéria radial supre principalmente o polegar e a face lateral do dedo indicador, enquanto a artéria ulnar supre o lado medial do dedo indicador e os demais dedos.

O nervo radial (NR) é o principal entre os nervos que se originam do fascículo posterior do plexo braquial. Ele inerva todos os músculos do compartimento posterior do braço e do antebraço. Passa do compartimento posterior para anterior, contornando o sulco do NR no úmero.

As carótidas são artérias que levam sangue rico em oxigênio e nutrientes para o cérebro. Cada indivíduo tem duas artérias carótidas, que se localizam uma de cada lado na região anterior do pescoço. Além delas, outras duas importantes artérias na parte posterior do pescoço também irrigam o cérebro: as vertebrais.

A cateterização arterial é um procedimento comum nas unidades de terapia intensiva, cujas principais indicações são monitorização contínua da pressão arterial e coleta frequente de amostra de sangue. A obtenção de uma linha arterial também é fundamental na utilização de monitorização hemodinâmica minimamente invasiva.

Pulso radial:
Localizado medialmente ao processo estilóide do rádio; Emprega-se a polpa dos dedos indicador e médio. Polegar se fixa ao dorso do punho.

Intensidade e forma
O pulso mais recomendado para a percepção da forma é a palpação do pulso braquial (não sofre tantas interferências como o pulso carotídeo: respiração, deglutição, movimentação da cabeça) e também não se encontra tão distal como o pulso radial.

A veia braquial comum (VBC) é formada a partir da união de duas outras veias (veia braquial lateral e veia braquial medial). Origina-se no braço e constitui uma importante via de circulação colateral do membro superior, unindo o braço à axila8-13.

O pulso fraco é caracterizado pela dificuldade de palpação da onda de pulso arterial ou pela sua completa ausência.

Pulso da Artéria Carótida Comum
É facilmente medido o pulso no lado do pescoço.

Qual a diferença entre carótida e a jugular? A artéria carótida conduz sangue arterial e a veia jugular conduz sangue venoso. As artérias carótidas são vasos sanguíneos que levam sangue arterial do coração para o cérebro.