Onde está Joventino Pantanal?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Hoje Winter está estabelecido na Rede Record. Ele esteve, por exemplo, na superprodução Gênesis, interpretando Massá, em 2021.

Era um homem comum, Joventino Leôncio, que se embrenha na mata (na versão de 1990, ele cai do cavalo) e depois é picado no pescoço, por uma cobra. Após o acontecimento ele se transforma em uma entidade sobrenatural: o Velho do Rio.

Em 1990, depois de brigar com Juma (Cristiana Oliveira), Jove (Marcos Winter) decide ir para Barretos, no interior de São Paulo, em uma caminhonete. A cena se dá logo após o casamento dos dois. Enquanto dirige, ele pensa em Juma, chora, se aborrece e chega a pegar no sono.

No final, o recém-falecido aparece de mãos dadas com a filha de Juma e o filho de Irma. O remake da Globo vai exibir a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira) no último capítulo também. E assim como 1990, o personagem morrerá de infarto, se encontrará com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado) e tomará o lugar dele.

Tadeu

Tadeu fica todo feliz e faz questão de usar a sela do velho Joventino.

Tadeu (José Loreto), por exemplo, finalmente descobrirá que José Leôncio (Marcos Palmeira) não é seu pai de sangue. A revelação será feita pelo Velho do Rio (Osmar Prado), que acalmará o rapaz afirmando que o fazendeiro o adotou com o coração.

Impossível não ter se emocionado com o final de “Pantanal”, novela das 9 que teve seu último capítulo exibido nesta sexta, dia 7/10. O tão aguardado reencontro de José Leôncio (Marcos Palmeira) com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado), aconteceu nos minutos finais da novela e foi uma sequência de arrancar lágrimas.

Os mistérios do personagem Velho do Rio, interpretado por Osmar Prado em Pantanal, terão desdobramentos nos capítulos da novela nesta semana. Após ser baleado com um tiro de espingarda por Muda (Bella Campos), ele foi salvo por Trindade (Gabriel Sater), um peão capaz de invocar o próprio diabo com sua viola.

Pai de José Leôncio (Drico Alves/Renato Góes), Joventino adquiriu um grande pedaço de terra no Pantanal após parar de trabalhar para outras pessoas. Junto ao filho, o peão pretende ter sua própria criação de bois. Mas ele acredita que é a natureza quem deve ficar a cargo da realização desse sonho, e não ele mesmo.

De acordo com o Notícias da TV, o par romântico de Filó (Dira Paes) baterá as botas depois de se casar com a cozinheira. Ele enxergará o Velho do Rio no retrato tirado pelo seu filho e sentirá uma grande dor no peito. Zé Leôncio, então, morre e se vê diante do guardião do bioma.

O final do personagem foi alterado porque o ator Almir Sater, que viveu Trindade na versão original, foi convidado para protagonizar outra novela. O desfecho do personagem foi mantido no remake de Pantanal, assinado por Bruno Luperi, assim como sua aparição nos próximos capítulos da novela.

A dona de casa já foi colocada contra a parede pelo filho e chegou a confessar ao herdeiro que existia, sim, a possibilidade de ele não ser filho biológico do rei do gado. No entanto, ao ver a agonia do rapaz, Filó conseguiu contornar a situação ao repetir que ele "é filho de José Leôncio".

Então, Tadeu aceita ficar com a sela - mesmo não sendo um Leôncio de sangue. Quanto à administração das posses, o fazendeiro opta por dividir igualmente entre os três filhos. Na nova versão de Pantanal, Tadeu vence os irmãos na corrida e se mostra digno da sela de prata.

No fim de Pantanal, Juma (Alanis Guillen) ficará com 'reiva' pela última vez para impedir morte.

A morte do Velho do Rio
O velho - que é Joventino, pai de Leôncio -, confirma que morreu picado por uma cobra quando foi caçar marruás na mata. Entretanto, ele se transformou na entidade que cuida do Pantanal.

Nenhum filho de Zé Leôncio morre em Pantanal. Apesar de passarem por perigos ao longo da trama, os três chegam com vida ao final da novela. Quem na verdade se despede do mundo dos vivos antes do desfecho do folhetim é o próprio Zé Leôncio, que sofre um infarto fulminante no último capítulo da trama.