Onde está escrito Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso pois o meu jugo é suave e o meu fardo leve” (Mt 11,29).

O primeiro significado de “aprende de mim” é: Aprende a me conhecer. Aprendemos a conhecer Jesus Cristo exercendo fé Nele e nos achegando a Ele para nos arrependermos, buscando Seu perdão e Seu poder redentor, e guardando Seus mandamentos.

Então ao dizer: “Meu jugo é suave”, Jesus está dizendo que aquilo que ele convida o pecador a usar é, de fato, agradável e fácil de levar. Nesse jugo suave, porém, Cristo não coloca um fardo pesado; ao contrário, seu fardo é leve. O compromisso que Ele requer de nós não é opressor, mas é um compromisso de gratidão.

No sentido religioso, jugo é a opressão que uma pessoa carrega quando está dominada por seus próprios problemas, como enfermidades, vícios, dívidas etc.

O jugo é um objeto milenar próprio da pecuária. Trata-se de um artefato normalmente de madeira que serve para unir dois bois pelo pescoço, como também duas mulas ou outros animais para que andem no mesmo compasso e assim possam realizar tarefas de carga ou arado de terra.

Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.

Humildade, segundo o dicionário Houaiss, é a “qualidade de humilde, virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade; reverência ou respeito para com superiores; acatamento, deferência, submissão”.

Mas o que significa ser limpo de coração? Significa viver para a glória de Deus em todos os aspectos da vida e fazer disso o principal objetivo da nossa existência. Nosso desejo deve ser estar na presença de Deus, amá-lo, conhecê-lo e servi-lo de todo o nosso coração.

Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11: 29-30). A implicação é que se nós nos juntarmos ao Salvador (pois por um jugo se junta dois seres) nós temos a oportunidade de trabalhar lado a lado com Jesus Cristo. Quando unidos, os dois animais devem ir na mesma direção e estar unidos em seus esforços.

O jugo simboliza o cativeiro ou a escravidão. Jeremias ensinou ao povo que Judá e as nações vizinhas ficariam sob o “jugo” da Babilônia. Ele advertiu que os falsos profetas poderiam ensinar o contrário, mas o cativeiro sem dúvida aconteceria.

Prover-se de.

É traduzida como “unção” na tradução de Almeida Revista e Corrigida, pois, em Isaías, parece indicar que a vitória de Israel (jugo será despedaçado) aconteceria devido a ação de Deus, a força do Senhor, a unção vinda do Todo Poderoso em favor de Seu povo.

"Jugo" é uma palavra pouco usada por nós atualmente, mas se refere a uma peça de madeira utilizada para atrelar bois à carroça, logo, se refere a carga, assim como também "fardo", uma palavra um pouco mais comum em nossos dias e que se refere, basicamente, a um pacote, geralmente grande, como é o caso de "um fardo de ...

A metáfora do fardo pesado costuma ser usada para se referir a alguma situação que promove um peso emocional muito grande sobre alguém.

Cristo diz: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve” (Mateus 11:28 e 29).

“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso.