Onde está escrito se os teus olhos forem bons todo teu corpo terá luz?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!

Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!

Quando os teus olhos forem bons, igualmente o teu corpo estará cheio de luz. Porém, quando forem maus, o teu corpo estará em trevas." Essa citação é semelhante à encontrada em Mateus 6:22-23 e reforça a importância de ter clareza para discernir o que alimenta nossa vida de forma conectada a Deus.

Jesus comparou os olhos como a uma candeia que produz a luz para o caminhante, dizendo: “A candeia do corpo são os olhos… se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz” (Mateus 6.22). Desta forma, a maneira como é direcionado o olhar, determina a direção do coração, e revela a luz ou as trevas da alma.

Expressão que vem do árabe e que quer dizer “luz dos meus olhos”, e serve para designar alguém muito amado, aqui especialmente é inspirada no neto do artista que trouxe à tona recentemente seus sentimentos de alegria e amor.

Os olhos são as janelas para a alma. Esta frase do poeta norte americano Edgar Allan Poe mostra a importância do olhar. Os olhos representam nosso humor, afeto, atenção e têm sua própria voz. O olhar é tão valorizado que há milênios os egípcios já maquiavam a região dos olhos.

Mateus 6:22-23 NVI
“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas, se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!

Por que a saúde ocular é importante:
Além disso, uma visão saudável afeta nossa capacidade de realizar tarefas diárias, como ler, trabalhar e interagir com o ambiente. Ao cuidar da saúde ocular, podemos prevenir doenças oculares, detectar problemas precocemente e garantir uma visão nítida por muitos anos.

Devemos tentar viver cada dia de forma a não ter ofensas contra quem quer que seja a pesar em nossa consciência. Deus colocou na Igreja certos meios de ajudar-nos, em outras palavras, os apóstolos, profetas, evangelistas e assim por diante, para “o aperfeiçoamento dos santos” [ver Efésios 4:11–12].

Ele abriu meus olhos para as palavras do Senhor: “O homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16:7). Que bênção é quando o Espírito do Senhor amplia nossa visão.

"Os olhos do Senhor" é uma expressão que aponta para a presença de Deus em todos os lugares. Todos os nossos atos e tudo o que ocorre na terra é do conhecimento de Deus.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. 25 Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti.

12 O ouvido que ouve, e o olho que vê, o Senhor os fez a ambos. 13 Não ames o asono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás de pão. 14 Nada vale, nada vale, dirá o comprador, mas, indo-se, então se gabará.

Os olhos são a lâmpada do corpo. Portanto, se seus olhos forem bons, teu corpo será pleno de luz.” Mateus 6:22.

A luz refletida pelos objetos atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega a retina, onde células especializadas codificam a imagem e o nervo óptico leva o estímulo para o cérebro. A pupila funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica, controla a entrada de luz de acordo com o ambiente.

Sintomas de fotofobia
Associada à fotofobia, outros sinais e sintomas podem ocorrer, como a vermelhidão no olho ou olhos vermelhos, visão turva ou “embaçada”, ardor ou ardência nos olhos, “inchaço ocular”, dor nos olhos, entre outros.

A grande causa real que faz uma pessoa perder o brilho é falta de ESPERANÇA com ela mesma. Ao se deparar com um problema, a pessoa imediatamente comporta-se como uma criança “mimada” e desiste de seguir em frente.