Onde está escrito que não pode comer carne de porco?

Perguntado por: lfigueiroa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Lev. 5:2, 6.

Animais puros e impuros
Devem considerá-los impuros. Dos animais que vivem na água, podem comer de todos os que têm barbatanas e escamas, quer sejam do mar quer sejam dos rios. Mas dos répteis e animais que vivem na água e que não têm escamas e barbatanas não devem comer; são uma coisa imunda.

A expressão é originada da fama do porco como um animal relacionado a sujeira, a impureza e, conforme a Bíblia, até ao pecado e ao mal. No período da escravidão, a má reputação do porco foi reforçada pela crendice de que o espírito de um porco entrava no corpo de quem o matou, causando tormentos até o fim de seus dias.

14 Porquanto é a vida de toda carne; o seu sangue é pela sua vida; por isso eu disse aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado.

Normalmente medem 1,5m e pesam de 100kg a 500kg na idade adulta. Toda essa formosura podem viver de 12 a 15 anos e não conseguem olhar para cima justamente pela sua estrutura anatômica do pescoço curto. Então quando querem vislumbrar o céu, precisam fazer isso de lado.

Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine.

Apenas uma passagem descrita na Bíblia se refere a isso: quando Ele come um pedaço de peixe grelhado (Lucas 24:41). O que nos faz saber que “sim, Ele comia” é o fato de ter ficado em jejum por 40 dias, episódio citado por Mateus, Marcos e Lucas, o que implica que em todos os outros, ele se alimentava.

No Novo Testamento, não há mais regras sobre quais alimentos podemos ou não comer. Depois da vinda e da morte de Jesus, não precisamos mais nos preocupar com quais animais são considerados puros ou impuros para a alimentação.

Adventistas, Mórmons, Judeus e Islâmicos não comem carne de porco, tampouco alimentos que contenham sangue. A explicação mais comum segue o mesmo conceito de outras religiões que fazem essa restrição: Trata-se de um animal transmissor de diversas verminoses.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.

Entre os animais aquáticos, são considerados puros todos que possuem barbatanas e escamas e vivem nos mares ou rios. Todos os demais são classificados como animais imundos e impuros.

Aqueles porcos caíram rio abaixo, afogaram-se, e os donos deles ficaram assustados com o que aconteceu, porque estavam muito mais preocupados com os porcos do que com aqueles dois homens. É por isso que todos da cidade, preocupados com suas economias, expulsam Jesus dali.

11 E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. 12 E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles. 13 E Jesus logo lho permitiu.

A bolota é muito utilizada na alimentação animal, particularmente para suínos em regime de pastoreio. Os porcos criados no Alentejo, alimentam-se de bolotas que dão à sua carne um sabor especial. Esses porcos, de tamanho pequeno e cor preta são chamados de porco preto ou ibérico.

22 Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; aabominação é. 23 Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é.

27 Não cortareis o cabelo, aarredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificarás a ponta da tua barba. 28 Pelos mortos não fareis aincisões na vossa bcarne, nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.