Onde está escrito que devemos pagar o dízimo?

Perguntado por: oalmada3 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

A Bíblia nos ensina que Deus sempre ordenou a Seus filhos que pagassem dízimos. Abraão ofereceu dízimos (ver Gênesis 14:20). O dízimo era uma lei para os filhos de Israel (ver Números 18:21–28).

Se os santos dos últimos dias não pagassem o dízimo, os quatro templos que temos aqui [em 1899] nunca teriam sido erigidos e os juízos e estatutos de Deus para a exaltação e glória não poderiam ser observados.

Sim, o dízimo para a Igreja é um gesto de gratidão a Deus por tantos benefícios recebidos. A devolução do dízimo nasce do coração sensível. O dízimo é um ato de amor a Deus e aos irmãos. É uma resposta de fé e de corresponsabilidade pela evangelização, pois a esta tem uma dimensão econômica.

Obedecer à Lei do Dízimo
Nos tempos antigos, Abraão e Jacó obedeceram ao mandamento de pagar um décimo de suas rendas (ver Hebreus 7:1–10; Gênesis 14:19–20; 28:20–22).

DÍZIMO A LUZ DO NOVO TESTAMENTO
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, que pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas omitis as coisas mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade”.

Fique no azul: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros” - Romanos 13:8” Em suas falas na Bíblia, Cristo e seus apóstolos deixam claro ser contra as pessoas que se endividam e dão calotes. A dívida no texto sagrado é considerada um motivo de vergonha.

Se usar o dinheiro que deveria ir para o seu dízimo para pagar o aluguel, você estará devendo a Deus. Se você usar o dinheiro para dar o dízimo em vez de pagar o aluguel, estará em dívida. A verdade é que você nunca deveria pegar o dinheiro de Deus (o dízimo) e torná-lo em dinheiro de seu aluguel.

O Dízimo é Dado Àqueles Indicados Por Deus: Deus identifica aqueles que devem receber Seu dízimo. Estes indivíduos nunca indicam a si mesmos para realizar esta tarefa santa. Para dizer a verdade, Seu povo dá o dízimo somente para Ele e não para um ser humano.

A instituição religiosa que recebe como doação valor muito superior às posses do doador, sem a devida cautela, responde civilmente pela conduta.

A oferta sim, ela se dá no momento do ofertório, quando o pão e o vinho são oferecidos pelo sacerdote no altar. Mas o dízimo fica a critério da paróquia. Algumas promovem a entrega dos envelopes dos dizimistas em uma Missa mensal, porém não é comum isso acontecer.

Em Gênesis 14:20 vemos a primeira menção ao dízimo, na Bíblia. O fato de Abraão dar o dízimo ao sacerdote Melquisedeque nos mostra que isto já era uma prática conhecida, bem antiga, antes mesmo da existência dos Levitas, ministros religiosos que eram mantidos com o dízimo (Números 18:24 e 26).

Malaquias 3:7–12—Israel recebe o mandamento de pagar o dízimo e fazer ofertas, com a promessa de grandes bênçãos. Doutrina e Convênios 119:3–4—Os santos devem dar, anualmente, um décimo de sua renda como dízimo.

A principal fundamentação do Dízimo encontra-se na Sagrada Escritura. Esta deve ser lida em comunhão com a Igreja – que é “a casa da Palavra” – para se evitar distorções ou reduções do seu significado. Antes de tudo, é preciso recordar que a Revelação divina é progressiva e orientada para Cristo.

O dízimo pode ser usado para:
Construir e fazer a manutenção de templos, igrejas e outros edifícios de propriedade da Igreja. Operar os programas educacionais da Igreja. Imprimir as escrituras e outros materiais. Fazer pesquisa de história da família.

23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque pagais o adízimo da hortelã, do endro e do cominho, e desprezais o mais importante da lei: o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. 24 Condutores cegos!

22 "Separem o dízimo de suas colheitas, um décimo de toda a sua safra anual. 23 Levem o dízimo ao lugar que o Senhor, seu Deus, escolher para estabelecer seu nome e comam o dízimo ali, na presença do Senhor.

7 Cada um contribua segundo apropôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.