Onde está escrito o justo juíz?

Perguntado por: nxavier . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Ele é conhecido nas escrituras como o “justo juiz” (2 Timóteo 4:8; Moisés 6:57), e Seu conselho a nós é que também “[julguemos] com julgamento justo” [Tradução de Joseph Smith, Mateus 7:1–2 (Mateus 7:1, nota de rodapé a)] e depositemos nossa “confiança naquele Espírito que leva a fazer o bem (…)

Jesus é conhecido como o Justo Juiz porque é o único que pode julgar com justiça e equidade.

O Salmo 74 é voltado para ações e processos na justiça. E, como a palavra já confirma, toda justiça será feita para todas as situações que estiverem truncando a vida das pessoas, pois a força deste salmo está na força de Deus diante dos julgamentos, principalmente aqui na terra.

3 O SIGNIFICADO DE JUSTIÇA NA CONCEPÇÃO DE JESUS
Jesus foi um homem que em toda sua obra fez menção do termo “justiça” como um princípio vital ao homem. Atrelando sua concepção a diversas outras virtudes, mostrou que na vida do ser humano é preciso usufruir dos bons sentimentos como causa de realização própria.

Mas Romanos 3:21 nos diz, “Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus”. No Salmo 23 Davi disse assim, “Guia- me nas veredas da justiça”, e Daniel 9:14 declara, “o Senhor, o nosso Deus, é justo em tudo o que faz.”

O Senhor chama juízes para libertar os israelitas. Juízes 3–16 O Senhor chama 12 juízes para ajudar a libertar as tribos israelitas das consequências de sua infidelidade ao Senhor. Entre eles, Débora, que liberta Israel da opressão dos cananeus, e Gideão, que destrói o altar de Baal e liberta Israel dos midianitas.

Dentro do sistema jurídico-constitucional vigente, deve a Magistratura desempenhar as seguintes funções básicas: solução de litígios, controle da constitucionalidade das leis, tutela dos direitos fundamentais e garante da preservação e desenvolvimento do Estado Constitucional e Democrático de Direito contemplado na ...

O Salmo 112.4 diz: "Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo". A Bíblia também diz que não há nenhum justo na Terra. É verdade, ninguém é justo pelo seu próprio mérito ou virtudes. Todos somos pecadores, mas, quando convidamos Jesus para entrar na nossa vida, Ele nos declara justos.

Esta oração é muito eficaz para livrar-se dos inimigos, perseguições, guerras, prisões, pestes e toda classe de perigos como demonstra a experiência demais de três séculos. Com ela os cristãos recobravam os Lugares Santos, sem que perecesse nenhum só dos que rezavam com devoção e fé esta oração.

“Não julgueis e não sereis julgados”, diz taxativamente Jesus. “Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes” (Mt 7, 1-2).

Provérbios 21:21 NVI
Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra.

É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É aCristo quem morreu, ou antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

Praticar a justiça e andar humildemente com Deus significa, de modo intencional, desviar nossa mão da injustiça, andar em Seus estatutos e permanecer verdadeiramente fiéis. Uma pessoa justa se afasta do pecado, aproxima-se de Deus, faz convênios com Ele e guarda esses convênios.

A idéia de justiça como caritas ou agápe é "a virtude que consiste na realização do preceito cristão fundamental: ama o próximo como a ti mesmo". Assim, a justiça corresponderia a uma ação altruísta.

A justiça de Deus é o Seu atributo que significa que Ele é perfeitamente justo. Não há qualquer injustiça em Deus e em seus feitos, pois Ele é plenamente correto e íntegro. O próprio Deus é o padrão final do que é justo e certo, e Ele sempre age de acordo com esse padrão.

Jesus estabeleceria Sua divina identidade como Filho de Deus de modo que se alinhasse com a vontade do Pai Celestial, não com a de Satanás.

As pessoas justas são fortes, vivem da fé. Têm uma sabedoria e uma espiritualidade incríveis. Por isto é que sempre são perseguidas, questionadas e difamadas.

A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta. A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão. Equilíbrio e ponderação são marcas importantes da ação justa, para que haja igualdade nas decisões aplicadas pela lei.

Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei. E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera.

1. Magistrado que administra justiça. 3. Árbitro.