Onde está escrito na Bíblia que nós somos santos?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 21 de maio de 2023
4 / 5 11 votos

Levítico 19–20: “Sereis Santos Porque Eu Sou Santo” Quem somos? Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias formam uma comunidade diversificada de pessoas em todo o mundo que têm fé em Deus e em Seu Filho, Jesus Cristo.

A santidade está na simplicidade dos pequenos gestos e na caridade genuína. Não importa a grandeza da atitude, mas sim a sinceridade e o amor envolvidos nela. Ser gentil com uma pessoa, ouvir atentamente o próximo sem julgar e respeitar as diferenças são algumas das atitudes que nos colocam no caminho da santidade.

Apesar de parecer impossível, podemos sim viver a santidade em nossa realidade, ainda que não tenhamos um contexto de vida como a de muitos santos que conhecemos, que eram religiosos e viviam em mosteiros. Para atingir a santidade, precisamos primeiro entender o que significa ser santo.

Ser santo é uma vocação que está ligada ao Sacramento do Batismo. Todas as pessoas são chamadas a se santificarem. Toda ação da Igreja visa a santificação das vidas. O pecado é o grande estorvo para a santificação.

Origem da intercessão de Maria
Ao confiarmos na intercessão de Maria, conversamos com nossa mãe para que ela interceda junto ao seu filho, Jesus. Assim como a Boa Mãe fez na passagem bíblica em que Jesus fez seu primeiro milagre, nas Bodas de Caná da Galileia (Jo 2, 1-11).

1 Ora, a afé é o firme bfundamento das coisas que se cesperam, e a prova das coisas que não se veem. 2 Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho. 3 Pela fé, entendemos que os mundos foram acriados pela bpalavra de Deus, de maneira que aquilo que se vê não foi feito daquilo que é visível.

36 Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. 37 Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. 38 Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

A declaração “sem fé é impossível agradar a Deus” significa que ninguém pode se aproximar de Deus e ter comunhão com Ele se não for através da fé genuína. Na verdade, sem essa fé uma pessoa nem mesmo é capaz de ter a certeza de que Deus existe e se relaciona pessoalmente com o homem.

Para tornar-se beato, é necessária a comprovação de um milagre por sua intercessão. Esta condição é dispensada em caso de martírio. Uma vez atingida a condição de beato, procede-se o processo de canonização.

Para ser mais santo, portanto, só existe um caminho: amar a Deus de forma ardente e sincera. Eis, em poucas palavras, o que devemos fazer para sermos mais santos. Mas, o que fazer para alcançar a santidade? A resposta pode parecer bastante óbvia e simples, mas o que devemos fazer é amar com caridade sobrenatural.

15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

Santidade é um dos valores essenciais da TeachBeyond e uma palavra frequente na Bíblia. O adjetivo 'santo', por exemplo, aparece mais de 650 vezes, sendo usado para descrever coisas um tanto comuns como livros, pessoas, dias e até panelas! (Zc 14:21) Mas em que sentido essas coisas podem ser santas?

Rabi Moshe Chaim Luzzato, o Ramchal, define a pureza como a perfeição do coração e dos pensamentos, como descreve David nos Salmos (51:12) “Cria em mim um coração puro, Criador”. Através da pureza a pessoa não deixa espaço para o lado negativo.

De acordo com a doutrina cristã, a santificação é o processo de tornar algo ou alguém santo, ou seja, que possui santidade. A santidade se trata da separação e da renúncia daquilo que é considerado impuro, mau ou profano, a partir da dedicação a uma vida de devoção e consagração total a Deus.

A regrinha que você precisa saber é: todas as vezes em que o nome do Santo começa com VOGAL ou H, você usa “SANTO”. Agora, se iniciar com CONSOANTE usa “SÃO”. No feminino, só se usa a palavra “SANTA”, não temos uma diferenciação.

Cipriano, Bispo
Transcorria o ano 246.

"Os santos não têm somente a função de servir de incentivo, de estímulo para os fiéis; contribuem também para fortalecer e acrescentar a união existente entre a Igreja dos falecidos (chamada de triunfante) e a Igreja peregrinante deste mundo.

"Tanto protestantes como católicos romanos aceitam o artigo do credo apostólico de que Jesus nasceu da virgem Maria. Isso é ponto pacífico e se baseia nas escrituras que dizem que ela é måe de nosso Senhor, bendita entre as mulheres", afirma Moraes.