Onde está escrito na Bíblia que dízimo e dinheiro?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Malaquias 3:7–12—Israel recebe o mandamento de pagar o dízimo e fazer ofertas, com a promessa de grandes bênçãos.

23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque pagais o adízimo da hortelã, do endro e do cominho, e desprezais o mais importante da lei: o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. 24 Condutores cegos!

18 Então vocês verão outra vez a diferença entre o justo e o mau, entre o que serve a Deus e o que não serve."

Nota para o professor
Pagar o dízimo é um privilégio. Permite-nos mostrar nossa gratidão e amor ao Senhor. Nós precisamos pagar o dízimo muito mais do que Deus necessita que o façamos; entretanto, Ele fica muito satisfeito quando pagamos com fé e com um coração solícito e feliz.

No versículo 20 está a menção de que "Abraão deu-lhe o dízimo de tudo".

Se os santos dos últimos dias não pagassem o dízimo, os quatro templos que temos aqui [em 1899] nunca teriam sido erigidos e os juízos e estatutos de Deus para a exaltação e glória não poderiam ser observados.

Pagar o dízimo ensina-nos a controlar nossos desejos por coisas materiais e a sermos honestos com nosso próximo. Aprendemos a acreditar que aquilo que nos foi dado, por meio das bênçãos do Senhor e de nossos próprios esforços diligentes, é o suficiente para nossas necessidades.

Foram mais de 20 parábolas sobre esse tema tão relevante para nossas vidas na atualidade. Dinheiro foi um dos assuntos mais abordados por Jesus em seus ensinamentos, embora não fosse o cunho financeiro a sua maior finalidade.

Se usar o dinheiro que deveria ir para o seu dízimo para pagar o aluguel, você estará devendo a Deus. Se você usar o dinheiro para dar o dízimo em vez de pagar o aluguel, estará em dívida. A verdade é que você nunca deveria pegar o dinheiro de Deus (o dízimo) e torná-lo em dinheiro de seu aluguel.

14

Dar o dízimo é uma prática que começou no Antigo Testamento, quando o povo de Deus tinha a ordem de dar a décima parte das suas colheitas e rebanhos. No entanto, no Novo Testamento, não há nenhuma lei ou recomendação que obrigue a dar a décima parte do seu rendimento.

27 Não cortareis o cabelo, aarredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificarás a ponta da tua barba. 28 Pelos mortos não fareis aincisões na vossa bcarne, nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.

8 O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será acontigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.

7 Cada um contribua segundo apropôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

A declaração do Salvador indica que se os opressores do povo judeu poderiam realizar tais atos maus (ver Lucas 23:28–30) na época em que Jesus estava com eles, eles fariam coisas muito piores ao povo judeu depois que Ele Se fosse — uma época representada pelo 'madeiro seco'.

24 Então Pilatos julgou que devia fazer o que eles apediam. 25 E soltou-lhes o que fora lançado na prisão por uma sedição e ahomicídio, que era o que pediam; porém entregou Jesus à vontade deles.

Malaquias 3:7–12—Israel recebe o mandamento de pagar o dízimo e fazer ofertas, com a promessa de grandes bênçãos. Doutrina e Convênios 119:3–4—Os santos devem dar, anualmente, um décimo de sua renda como dízimo.

6 Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de aJacó, não sois consumidos. 7 Desde os dias de vossos apais vos desviastes dos meus bestatutos, e não os guardastes; cretornai a mim, e eu retornarei a vós, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de retornar?

Resuma Malaquias 3:3–6 e explique que esses versículos descrevem como o Salvador vai purificar, tal como o fogo do ourives, os filhos de Levi e destruir os iníquos em Sua Segunda Vinda. Os “filhos de Levi” eram os portadores do sacerdócio da antiga Israel.