Onde está escrito Alegrai-vos com os que se alegram e chorar com os que choram?

Perguntado por: ogois . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Rm 8,35-39). “Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram.”

Quando o lemos, parece que cada palavra traduz uma verdade, trata-se da carta aos Filipenses. No capítulo 4, verso 4, está escrito: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos”. Esta é a verdadeira alegria, a qual Jesus Cristo propicia.

Naquela mesma hora, se alegrou Jesus no Espírito Santo e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.

Choramos todos os dias para manter a córnea lubrificada. Mas as lágrimas emocionais são as que têm levado a mais investigações: são uma forma de libertar as tensões internas e não devem ser suprimidas por vergonha.

O choro acontece quando estamos sobrecarregados com fortes emoções positivas e precisamos nos recuperar - explica Oriana Aragon. Após a realização de uma série de estudos, Oriana conclui que há muitos exemplos de reação a uma experiência positiva com uma emoção negativa.

Rm 8,35-39). “Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram.” É o convite a colocar-se “na pele do outro”, como expressão concreta de uma caridade verdadeira.

Cultivando a alegria na tribulação

  1. 1º Seja agradecido. “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus!” (I Tes 5, 18) Nem todas as coisas que acontecem em nossas vidas são boas. ...
  2. 2º Seja generoso e desprendido. As pessoas mais alegres são também as mais desprendidas e generosas. ...
  3. 3º Esteja sempre disposto a servir.

Romanos 12.15: Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.

22 E sede acumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23 Porque, se alguém é aouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; 24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.

"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos." O servo de Deus é alegre porque é salvo em Jesus, pelas promessas do Senhor que certamente irão se cumprir e porque há um Deus que cuida dele.

João 4:23-24
Desde a criação, o Senhor está buscando verdadeiros adoradores, ou seja, pessoas que o honrem, que o amem e pratiquem seus ensinamentos. Um dos mais significativos exemplos bíblicos de adoração é a entrega que Abraão fez a Deus de seu filho Isaque.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter.

Aquele que se arrepende e chora diante do Senhor é motivado a olhar para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Deus, no seu infinito amor, fala da alegria de chorar o choro do arrependimento, o choro pela sede de justiça, pelo desejo de ver estabelecida a paz no mundo e o amor entre os homens.

É um reflexo psicogênico resultante da interaçao entre as áreas do sistema límbico do cérebro que regulam a experiência consciente das emoçoes internas e das respostas fisiológicas. Acredita-se que o choro possibilita o retorno da homeostase do organismo através da liberaçao de neurotransmissores e hormônios.

No percurso do amadurecimento espiritual, as lágrimas surgem do pesar pela separação de Deus, do luto pela salvação perdida, e da consciência do pecado, que nos distância do coração do Senhor.

Há uma explicação científica para as lágrimas de alegria. De acordo com a cientista Oriana Aragon, chorar depois de uma experiência de intensa emoção positiva permite recuperar o equilíbrio emocional.