Onde está a Titanoboa?

Perguntado por: oescobar . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Museu de História Natural da Flórida

Os primeiros fósseis foram encontrados em 2009, por uma equipe internacional de cientistas, e agora estão no Museu de História Natural da Flórida (nos Estados Unidos).

A maior cobra do mundo, devidamente registrada no Guinness Book of Records, mora em uma “Casa de Horrores” nos Estados Unidos. Ela se chama “Medusa” e virou pet dos donos do estabelecimento. Tem quase 8 metros de comprimento, é da espécie Malayopython.

A Titanoboa cerrejonensis foi uma espécie de serpente que viveu há cerca de entre 60 e 58 milhões de anos, no período Paleoceno, nas florestas tropicais da América do Sul. Trata-se da única espécie incluída no gênero Titanoboa.

Tratava-se de um pedaço de uma Titanoboa, que morreu durante um deslizamento de terra. Os restos mortais do animal só ficaram conservados pois os ossos se tornaram parte dos minérios da mina de carvão.

A Titanoboa se alimentava de enormes crocodilos e tartarugas que viveram no mesmo habitat. Acredita-se que seus inimigos naturais atacaram ovos e cobras mais jovens.

Píton-reticulada
Uma píton-reticulada bateu o recorde de maior cobra do mundo, com 10 m de comprimento. Essa espécie vive nas florestas tropicais e pântanos do sudeste da Ásia, em Bangladesh e no Vietnã.

É impressionante!
Estátua de bronze representando a Titanoboa cerrejonensis, serpente que habitava a América do Sul entre 58 a 60 milhões de anos atrás. A cobra com hábitos semi aquáticos chegava a 14 metros de comprimento e pesava até 1,2 toneladas.

Não existem cobras na Irlanda
Sim, essa é uma das curiosidades sobre a Irlanda mais incrível que o país possui! Diz a lenda que quem expulsou as cobras da Irlanda foi St. Patrick's. No entanto, a ausência desses animais é explicar pelo clima irlandês não ser favorável para que eles vivam e se reproduzam no país.

Gambá

Gambá é um dos únicos animais imunes ao veneno das serpentes; saiba por quê - Instituto Butantan.

A Ilha da Queimada Grande, localizada entre os municípios de Itanhaém e Peruíbe, é protegida por um contingente de milhares de cobras venenosas. Trata-se do local com a maior concentração de serpentes no Brasil.

O que o presidente não sabia é esse tal animal existiu há cerca de 60 milhões de anos atrás, até de ser extinta.

"A Titanoboa seria uma parente mais letárgica das cobras menores que vivem em regiões equatoriais hoje", afirma Head. Apesar de estar mais próxima anatomicamente das jiboias, os cientistas inferiram que seu comportamento seria mais próximo ao das sucuris, predadora de vertebrados aquáticos.

Anaconda

Anaconda/sucuri
Essa cobra usa sua força para capturar suas presas. Como ela faz isso? Jogando toda a pressão dos seus 250 kg, o que causa asfixia.

Viva desde 1953, a píton-real do zoológico de St. Louis, Missouri, é a cobra mais antiga já registrada, com cerca de 63 anos "nas costas".

Titanoboa cerrejonensis

A Titanoboa (Titanoboa cerrejonensis) dominava as florestas tropicais da América do Sul, principalmente na região da Amazônia, surgindo 6 milhões de anos depois da extinção do Tiranossauro rex. É considerada a maior cobra já encontrada de todos os tempos e um dos predadores mais perigosos do mundo.