Onde está a Nossa Senhora original?

Perguntado por: iporto . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Atualmente, a Santa está em exposição em um nicho de ouro no Santuário Nacional de Aparecida. O local é principal ponto de peregrinação no templo, que é o maior do país.

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é a santa cuja festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro. Responsável por levar milhares de fiéis à basílica localizada em Aparecida, no Vale do Paraíba paulista, a santa é símbolo de uma devoção genuinamente brasileira.

Em 16 de maio de 1978, houve um atentado à imagem de Nossa Senhora Aparecida executado por um jovem iconoclasta que invadiu o nicho da imagem aproveitando-se de um blecaute, que termina na destruição da cabeça da imagem e na quebra do corpo em vários pedaços.

Até pouco tempo atrás, a autoria da imagem era desconhecida. Hoje, acredita-se que tenha sido moldada pelo frei carioca Agostinho de Jesus.

São Lucas

Pela relação próxima a Maria e pela paixão por pinturas, é atribuída a São Lucas a primeira imagem da Virgem. A tradição conta que ele a retratou enquanto ela relatava, com amor, tudo o que tinha acontecido com seu Filho, Jesus.

O Santuário
Hoje, o manto está preservado no Santuário de Guadalupe e intacto, mesmo após sofrer até mesmo um atentado à bomba nestes quase 500 anos. O Santuário é composto por diversas capelas e pelas duas basílicas, a do século XVI e a outra de 1974.

4. Atentado contra a imagem. A imagem encontrada por pescadores no Rio Paraíba já foi quebrada em mais de 200 pedaços, isso porque um garoto de 19 anos que participava da missa na Basílica Histórica, se aproveitou de um apagão para quebrar, aos socos, o vidro onde estava a figura e roubá-la.

Em cada país, em cada comunidade, em cada lar católico, a Virgem Maria é invocada das mais diversas formas, com diferentes nomes, conforme a fé e a devoção populares. Em muitos países houve aparições de Nossa Senhora e, a partir destas, surgiram muitos outros títulos marianos.

Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima são a mesmíssima pessoa: Maria de Nazaré, a mãe de Jesus. Ocorre que existem muitíssimas devoções diferentes tributadas a Maria: Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Desterro, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Boa Morte, Nossa Senhora da Purificação etc.

Desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada do pecado pela graça de Deus. Ela sempre foi cheia da graça divina. O dogma declara também que a vida da Virgem Maria transcorreu completamente livre de pecado.

Em todo o mundo, existem mais de mil “nossas senhoras” em referência à Maria, mãe de Jesus. O feriado desta terça-feira, 12 de outubro, ocorrem em homenagem a Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil desde 1930.

A principal teoria a respeito da santa é que ela tenha sido jogada na água por alguma pessoa que queria se livrar da imagem, que estava quebrada. Muitas pessoas têm a crença de que uma representação de santo quebrada pode trazer má sorte.

O atentado contra a imagem da padroeira do Brasil aconteceu em 16 de maio de 1978, ainda na Basílica Velha, quando o jovem Rogério Marcos de Oliveira, de 19 anos e morador de São José dos Campos (SP), foi a Aparecida (SP) e conseguiu quebrar o vidro do nicho, à noite, e retirar a imagem da Virgem.

Após a repercussão negativa do ato, Von Helder foi enviado pela Universal aos Estados Unidos e para países da América Central, tentando o anonimato após. Hoje, ele grava vídeos de pregações em sua página do Facebook e não está vinculado a nenhuma igreja específica.

A padroeira do Brasil é lembrada pelos devotos em momentos de aflição. Ela foi encontrada no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, pelos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia. Durante uma pescaria e após várias tentativas sem sucesso, eles apanharam na rede a imagem de uma santa sem cabeça.

Conheça quais são os milagres atribuídos à Nossa Senhora Aparecida

  • Pesca Milagrosa.
  • As velas.
  • A menina cega.
  • Escravo Zacarias.
  • Cavaleiro.
  • Salvo de afogamento.
  • Veja mais notícias sobre a Festa da Padroeira.

Depois de lançar a rede várias vezes no rio sem capturar um só peixe, eles decidiram repetir o processo pela última vez. E foi aí que tiveram a surpresa: a rede veio cheia de peixes e junto deles a pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Na reconstituição, ela teria cabelos castanhos, na altura do ombro, o rosto seria fino, sobrancelhas grossas e olhos também castanhos. Além do português, o estudo terá traduções em inglês e italiano e a publicação foi confirmada na revista de filosofia e história Humanitas da Editora Escala.

O ato veio a ocorrer somente no século 20, ao se tornar padroeira do Brasil por decreto assinado pelo papa Pio XI em 16 de julho de 1930, sendo validado em missa de oficialização realizada em 31 de maio do ano seguinte.

A primeira aparição da Virgem, segundo o site, é de Nossa Senhora do Pilar de Zaragoza, na Espanha. Ela apareceu ao Apóstolo Santiago – Tiago, o Maior, às margens do rio Ebro, nos anos 40 d.C. Apesar de muitas aparições em todo o mundo, a Igreja Católica sempre foi prudente diante destes registros.

A imagem original da Virgem de Guadalupe, aparecida milagrosamente na tilma do indígena São Juan Diego em 12 de dezembro de 1531, é conservada atualmente em seu santuário na Cidade do México; mas, muitos não sabem que um pequeno fragmento se encontra fora do país há quase 80 anos.