Onde está a maior concentração da população brasileira?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Estados. Entre as unidades da federação, São Paulo segue como o estado mais populoso, com 46,6 milhões de habitantes, concentrando 21,9% da população total do país. Em seguida vem Minas Gerais, com 21,4 milhões de habitantes, e Rio de Janeiro, com 17,5 milhões. Já o menos populoso é Roraima, com 652.713 moradores.

Resposta verificada por especialistas
A maior parte da população brasileira encontra-se concentrada no Sudeste do país ou no litoral. Isso se deve aos acontecimentos históricos que levaram tais regiões a serem mais ricas e, consequentemente, mais desenvolvidas no decorrer da história nacional.

região metropolitana de São Paulo

A região metropolitana de São Paulo continua como a mais populosa do país, com 22,04 milhões de habitantes, seguida pelas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (13,19 milhões) e Belo Horizonte (6,04 milhões), além da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Distrito Federal e Entorno (4,75 milhões).

A região Norte é conhecida por ser a maior do Brasil em extensão territorial, e é também a que possui a menor concentração populacional.

Taboão da Serra

Assim como em 2010, município de Taboão da Serra (SP) é o que tem a maior densidade demográfica do país, segundo dados do Censo 2022 divulgados hoje pelo IBGE. Lá moram 13,4 mil habitantes por km².

Em 1º de julho de 2021, a população do Brasil chegou a 213,3 milhões de habitantes. O município de São Paulo continua sendo o mais populoso, com 12,4 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,8 milhões), Brasília (3,1 milhões) e Salvador (2,9 milhões).

  • Posição. ...
  • Cidade. Araguainha.
  • Estado. MT.
  • População. 1010.

Fato marcante no Sudeste é sua população. A região é a mais populosa do Brasil, com mais de 90% da população morando em áreas urbanas, sendo também a mais urbanizada.

A população brasileira estabelece-se de forma concentrada na Região Sudeste, com 80.364.410 habitantes; o Nordeste abriga 53.081.950 habitantes; e o Sul acolhe cerca de 27,3 milhões. As regiões menos povoadas são: a Região Norte, com 15.864.454, e o Centro-Oeste, com pouco mais de 14 milhões de habitantes.

A região Norte é, em termos de extensão, a maior região do Brasil, com uma área de, aproximadamente, 3.853.676,948 km², constituída por sete estados.

Sul

Sul: a terceira região mais populosa do Brasil, com 27 milhões de habitantes. Como a sua área é menor entre as regiões brasileiras, a sua densidade populacional (habitantes por quilômetro quadrado) é de 47,8 hab/km². Norte: é a quarta mais populosa, ganhando somente do Centro-Oeste brasileiro.

Região Sudeste

A Região Sudeste é a mais povoada com cerca de 94,63 hab/ km2. Já a Região Norte é a menos povoada com apenas 4,7 hab/ km2. A baixa densidade demográfica da Região Norte é explicada pela sua dimensão territorial.

Fortaleza, capital com a maior densidade demográfica do país.

Daca

A partir dessa relação, diferentes padrões de densidade podem ser identificados em diferentes cidades (veja imagem abaixo). Daca, atualmente a cidade mais densa do mundo conforme os dados da ONU Habitat, tem 44 mil habitantes por quilômetro quadrado.

Taboão da Serra

Taboão da Serra continua sendo a cidade com maior densidade demográfica do país, segundo dados do Censo 2022 divulgados nesta quarta-feira, dia 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Desde 2010, Taboão da Serra ocupa essa posição.

Mas ao dividir a população sobre o território em que ela está localizada, a região de Campinas destaca-se como a 6ª maior em número de pessoas por quilômetro quadrado (km²) - são 1.177,73, atrás apenas das concentrações urbanas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Belém (PA) e São Luís (MA).

cidade de São Paulo

São Paulo - A cidade de São Paulo ocupa, desde 1960, o posto de capital mais rica e populosa do país.

Sergipe

Localizado na Região Nordeste, Sergipe é o menor estado do país, com uma área de 22.050km2, 0,26% do território nacional.

As regiões mais populosas do Brasil são o Sudeste e o Nordeste. O Centro-Oeste é a região com o menor contingente populacional do país. O estado de São Paulo concentra quase 22% de toda a população brasileira. A taxa de crescimento da população do Brasil é de 0,65%, e tende a diminuir durante os próximos anos.

O nome Araquara tem origem no tupi arará kûara, que significa “buraco das ararás”. É um município no interior de São Paulo com 240.542 habitantes, conforme dados de 2021 (IBGE), e já foi eleita, em 2007, a melhor cidade do Brasil para se viver, pelo Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal.

Resposta: Porque é a região mais desenvolvida do nosso país. Na prática, quer dizer que a Região Sudeste possui fatores que acabam atraindo outras pessoas que moram no restante do Brasil.