Onde Está a felicidade resumo?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A novela reflete as diferenças entre a classe produtora que vive em precárias condições na Rua dos Arménios, e a classe consumidora, que gasta fora de casa, que viaja, que reside grandes temporadas em hotéis, frequenta bailes, cafés e teatros.

A felicidade mora no coração que está em paz, que ama a todos e a tudo, que sabe perdoar e, principalmente, que aprendeu a esperar com confiança por dias melhores.

Segundo o dicionário, felicidade é o estado de quem é feliz, um sentimento de bem-estar e contentamento. Os filósofos associam a felicidade com o prazer, com os sentimentos e emoções. Segundo Aristóteles, a felicidade seria o equilíbrio e harmonia, e a prática do bem.

O filme mostra a força e persistência de Chris Gardner quando ele encontra o sentido da vida, do sofrimento e diante de todos os obstáculos ele segue em frente, se renova e encontra seu espaço na vida. Mostra suas crenças, seus aprendizados e um grande senso de responsabilidade.

Uma das principais lições do filme é a como definir metas. No longa, mesmo com todas as dificuldades, Chris tinha metas e objetivos bem claros em sua vida. Ele sabia o que queria, sabia por que se esforçava, e principalmente, ele vislumbrava como seria a sua vida quando alcançasse os seus sonhos.

Caminho da felicidade é uma expressão que se refere às atitudes e escolhas que fazem uma pessoa se sentir feliz, realizada. Como bem disse o grande Dalai Lama, a felicidade não é algo que se encontra pronto, ela é construída através das ações de cada um.

De um modo geral, em nossa cultura ocidental, a ideia de felicidade está associada a imagens de satisfação irrestrita e ininterrupta, sem dores, sem dúvidas, frustrações, raiva, tristeza e todo o pacote de sentimentos que consideramos como negativos.

Felicidade é encontrar Deus, é viver a vida n'Ele! Pode parecer muito abstrato, mas como ser feliz em Deus? As bem-aventuranças ou as luzes da felicidade nos apontam como viver isso.

É o liberar para sentir, para viver o presente. Quando estamos adormecidos colocamos a felicidade fora, pulamos de prazer em prazer na tentativa vã de um dia ser feliz por completo.

De acordo com a pesquisa Global Happiness 2020 feita pela Ipsos, as fontes de maior felicidade entre os brasileiros são a saúde/bem-estar físico e sentimento de que a vida tem sentido. Estes dois aspectos são cruciais e interferem na produtividade e no andamento do trabalho.

Lição de À Procura da Felicidade: nunca desistir.

Sua ex-esposa Jackie Medina que o pressionava para conseguir emprego, desencorajava-o para não tentar uma vaga no mercado de ações e ainda chamou a polícia para prendê-lo, tentou voltar ao casamento, mas Chris Gardner mesmo chegando a pensar no assunto, não quis voltar, então os dois permaneceram separados.

Lembre-se: aprendemos com os erros e os acertos. É preciso persistir! Nunca desista de seus sonhos e objetivos. Pessoas que alcançaram o sucesso passaram por desilusões e fracassos.

Segundo Chris, um plano precisa ser:

  • 1 – CLARO. “Nenhum vento sopra a favor dos que não sabem para onde estão indo”. ...
  • 2 – CONCISO. Se você precisa de muito tempo para explicar seu plano, você não tem um bom plano. ...
  • 3 – CONVINCENTE. ...
  • 4 – CONSISTENTE. ...
  • 5 – COMPROMETIDO.

1)Ter autoconhecimento - No filme, Chris se autoconhecia. Ele sabia exatamente o que queria, onde desejava chegar e, acima de tudo, que tinha fôlego para ir em busca disso. 2)Ter resiliência – O termo vem da física, mas totalmente aplicável nas áreas comportamentais. Ele representa a capacidade de cair e se levantar.

"O único caminho para a felicidade é a busca do prazer e a diminuição da dor." Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Essa frase aí do título, do monge budista e escritor vietnamita Thich Nhat Hanh, expressa de forma genial que a vida feliz que tanto buscamos deve ser vivida por nós em todos os momentos, principalmente, nesse exato instante.

Buscar o autoconhecimento e aprender a lidar com as emoções são o melhor caminho para alcançar a felicidade. “A melhor passagem que você pode ganhar é para uma viagem a seu interior.” A frase aí acima, do psiquiatra, palestrante e escritor Augusto Cury, sem dúvida, mexe muito comigo.

De acordo com a pesquisa Global Happiness 2020 feita pela Ipsos, as fontes de maior felicidade entre os brasileiros são a saúde/bem-estar físico e sentimento de que a vida tem sentido.

Estudos científicos têm descoberto que a felicidade pode tornar nossos corações mais saudáveis, nosso sistema imunológico mais forte e nossa vida mais longa. A felicidade e a saúde podem, de fato, ser um círculo virtuoso, mas os pesquisadores ainda estão tentando entender sua relação.

Em relação à saúde mental, a impossibilidade de vivenciar tantas 'coisas boas' pode resultar em sentimentos como desânimo e tristeza e pode desencadear ou agravar doenças como depressão e transtornos de ansiedade.