Onde está a estrela Sirius no céu?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Localizada na constelação do Cão Maior, pode ser vista a partir de qualquer ponto na Terra, sendo que, no Hemisfério Norte faz parte do Hexágono do Inverno. Dista 2,6 parsecs (ou 8,57 anos-luz) da Terra, sendo por isso uma das estrelas mais próximas do nosso planeta.

Sirius

Você sabe qual é a estrela mais brilhante no céu noturno da Terra? A resposta é Sirius, estrela tão luminosa que, quando o assunto é brilho, fica atrás somente da Lua e de alguns planetas, como Vênus por exemplo.

A atmosfera age na luz das estrelas da mesma forma. Como esses astros aparentam ser simples pontinhos luminosos, a distorção de suas imagens cria um efeito de pisca-pisca.

Spica

A Lua estará próxima da estrela Spica, a mais brilhante da Constelação Ocidental de Virgem.

Enquanto seus pais tinham completa repulsa por trouxas e por seus interesses, Sirius era justamente o oposto, nutrindo um interesse por motocicletas e garotas trouxas.

Este arco é suspenso com uma cortina preta esfarrapada que palpita levemente como se tivesse sido tocada ou soprada por um vento fraco, embora o ar na sala esteja parado e frio. O véu é acreditado para separar os mundos dos vivos e dos mortos, um pouco de um portal, ligando os dois mundos.

Vênus

O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

Por exemplo, nosso Sol é uma estrela do tipo G2. Sirius, uma estrela mais quente e branco-azulada, do tipo B3.

Três planetas brilhantes - Vênus, Marte e Mercúrio - se alinharão no céu matutino, todos visíveis a olho nu na constelação de Sagitário. Vênus (mag -3,9) será o primeiro planeta a aparecer cerca de uma hora antes do nascer do sol local. Será o objeto mais brilhante no céu antes do nascer do Sol.

Aliás, esse brilho venusiano o faz ser confundido com uma estrela e muitos o chamam de Estrela D'Alva (aquela vista no alvorecer) ou Estrela Vésper (a primeira vista no período vespertino).

Alpha Centauri

A Alpha Centauri está posicionada na constelação de Centaurus e brilha com uma magnitude visual de -0,1. A uma distância de apenas 4,4 anos-luz de nós, esse sistema estelar é o vizinho mais próximo do Sol.

A forma de animago de Sirius é um cão negro, e por causa das patas fofinhas que caracterizam este animal, o bruxo ganhou o apelido de Almofadinhas.

Sirius foi mandado para Azkaban por doze anos, eventualmente tornando-se a única pessoa a escapar da prisão sem ajuda, se transformando em sua forma de animago - um grande cão preto, confundido com o Sinistro. Sirius expôs a mentira de Pettigrew a seu velho amigo Remo e a seu afilhado Harry.

Planeta (03:00 – 07:00). O planeta Júpiter é visível perto do horizonte leste, na região da Constelação Ocidental de Áries.

Spica aparecerá diretamente abaixo de Vênus e da Lua. O cenário claro do crepúsculo pode tornar a estrela um pouco difícil de ver, portanto o uso de binóculos pode ajudar.

Nesta tarde, Mercúrio, Júpiter, Vênus, Marte e Urano aparecerão juntos no céu. Você poderá vê-los através de uma transmissão online do projeto Virtual Telescope.

Quem teve a oportunidade de observar o céu na noite desta quarta-feira (22) com mais atenção pode perceber um ponto bem brilhante ao lado da Lua. Esse pequeno foco de luz era o planeta Júpiter. E durante o anoitecer houve os que astrônomos chamam de conjunção entre ele e a Lua.