Onde está a cruz que Jesus carregou?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Basílica de Santa Cruz

Relíquia. Parte da cruz concedida à missão de Helena foi levada para Roma (a outra permaneceu em Jerusalém) e, segundo a tradição, grande parte dos restos mortais está preservada na Basílica de Santa Cruz da capital italiana.

E baseou-se no fato de que a parte horizontal pesava cerca de 22 quilos. A soma de ambas as partes tinha entre 80 e 90 quilos, o que tornaria impossível de ser carregada em uma longa caminhada — que, conforme seus estudos, teria sido de 8 quilômetros no caso de Jesus.

Já o Evangelho de João descreve até três Páscoas nas quais Jesus vai a Jerusalém (curiosamente, Marcos, Mateus e Lucas só falam de uma), o que fundamenta a crença popular cristã de que seriam 33 os anos de vida do Messias.

Cristãos visitam local do calvário de Jesus Cristo em Jerusalém.

As palavras que se seguiram na cruz foram proferidas entre a hora terceira e a hora sexta. Na hora sexta, a escuridão cobriu toda a terra por três horas, enquanto o “Deus da natureza” sofria.

Os judeus tinham lei antiga que proibia mais de 40 (quarenta) chibatadas. Os fariseus, para terem certeza que esta lei não seria desobedecida, ordenava apenas 39 chibatadas para que não houvesse erro na contagem.

Não há provas científicas que confirmem de qual madeira foi construída a cruz de Jesus, mas os peregrinos acreditam que foi de uma oliveira -- típica da região desde as épocas bíblicas.

Esqueletos de judeus dessa época mostram que a altura média era de 1,60 m e que a grande maioria deles pesava pouco mais de 50 quilos. A cor da pele é uma estimativa.

Quer isto dizer que Jesus pode ter nascido entre 4 a 8 anos antes do Anno Domini, o ano que marca as datas a.C e d.C. Uma coisa é certa, nós estamos em 2020, muito embora Jesus possa ter nascido entre 2024 e 2028 anos.

Saulo

Saulo ficou com medo e perguntou a Jesus o que deveria fazer. O Salvador disse-lhe que deveria ir a Damasco, pois lá receberia instruções. Saulo abriu os olhos, mas não via nada. Ele estava cego.

33 anos

Segundo tradição, Jesus morreu e ressuscitou com cerca de 33 anos. Não se sabe com certeza se essa era sua idade, mas pela evidência dá para concluir que morreu com mais de 30 e menos de 40 anos.

“Ressuscitou, não está aqui”
“Ofereceu-se aos nossos olhos o sepulcro do Senhor claramente escavado na rocha. Nele vimos representados dois anjos, um deles com uma inscrição que dizia: 'Ele ressuscitou, não está aqui', enquanto o outro, apontando para o túmulo proclamava: 'Eis o lugar onde foi depositado'”.

INRI é uma sigla para uma frase em latim que significa “Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus”. Essas palavras foram escritas em uma placa que foi colocada na cruz de Jesus. A sigla INRI não foi escrita na placa original mas é usada em imagens da crucificação, provavelmente para poupar espaço.

Segundo a crença cristã, Jesus de Nazaré morreu crucificado por ordem do então prefeito romano na Judéia, Pôncio Pilatos, e sua ... 30 d.C.: Crucificação e morte de Jesus. Hajo Goertz. O dia 7 de abril do ano 30 é a provável data da morte de Jesus Cristo.

“Elí, Elí, lama sabactani? (Deus, meu Deus, por que me abandonaste?).” (Mateus 27:46 e Marcos 15:34) “Tenho sede.” (João 19:28) “Está consumado.” (João 19:30) “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito.” (Lucas 23:46)

Um bandido preso e condenado a morte na mesma época que Cristo, Barrabás é solto por conta da tradição da soltura de um preso na Festa da Libertação e acaba escapando da cruz.

“Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo. Palavra da Salvação.

"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves.

O médico Zugibe concluiu que os pregos tinham 12,5 centímetros de comprimento. Ele defendia que Jesus tinha sido pregado, sim, nas mãos, mas não no centro da palma e sim pouco abaixo do polegar.

40 dias

Então a Bíblia relata que ele ficou 40 dias na Terra, após o que foi ao céu. (Atos 1:1-11) Dez dias depois, houve o derramamento do espírito santo na festividade do Pentecostes (Levítico 23:15-21) em Jerusalém, no 50. ° dia contado a partir de sua ressurreição dentre os mortos, em 6 de sivã do ano 33 E.C.

Uma imagem "esculpida num tronco" acabou fazendo com que dezenas de fiéis, moradores de Magangué (departamento de Bolívar, Colômbia), abandonassem a quarentena determinada por causa do coronavírus. A árvore que abriga a imagem do que dizem representar Jesus acabou virando ponto de peregrinação.