Onde está a constelação de Gêmeos?

Perguntado por: ailha . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Localização. A maneira mais fácil para localizar a constelação é encontrar suas duas estrelas mais brilhantes, Castor e Pólux a partir do prolongamento de uma linha imaginária saindo do cinturão de Órion e passando por Betelgeuse.

A sudeste encontram-se Musca (a Mosca - Mus), Crux (o Cruzeiro do Sul - Cru) e constelação de Centaurus (o Centauro - Cen). Mais para os lados do sul estão Chamæleon (o Camaleão - Cha), Apus (a Ave do Paraíso - Aps), Octans (o Oitante - Oct), onde se encontra a estrela polar do sul, e Hydrus (a Hidra Macho - Hyi).

O Zodíaco é formado pelas constelações de Peixes, Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Ofiúco, Sagitário, Capricórnio e Aquário. Essas constelações, assim como as outras, têm sempre alguma história interessante que as envolve.

Órion

As Três Marias são estrelas pertencentes à constelação ocidental de Órion, uma constelação que fica completa no nosso céu, durante toda a noite, somente durante o verão.

Hidra é a maior constelação da esfera celeste. Estende-se por mais de um quarto do céu, passando perto de constelações como, a Balança, o Centauro, o Corvo, a Taça, o Sextante e Câncer.

Como localizar Sirius no céu? Diante do seu forte brilho, Sirius é facilmente identificável no céu. Para localizá-la, é possível utilizar o cinturão de Órion (também conhecido como “As Três Marias”). Essas três estrelas de Órion apontam na direção de Sirius.

Constelações que podem ser vistas no Brasil
Órion: Ela pode ser vista durante todo o verão e facilmente identificada no céu pela presença das Três Marias, que juntas formam o cinturão de Orion.

Uma constelação fácil de enxergar é Órion, mostrada na figura acima como é vista no hemisfério sul. Para identificá-la devemos localizar 3 estrelas próximas entre si, de mesmo brilho, e alinhadas. Elas são chamadas Três Marias, e formam o cinturão da constelação de Órion, o caçador.

Alpha Canis Majoris

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius faz parte da constelação Cão Maior e é oficialmente chamada Alpha Canis Majoris em função de sua posição na constelação. Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

Por enquanto, ainda é possível observar as Três Marias. Durante boa parte do dia, elas estão ofuscadas, mas, no final da tarde, o Sol se põe um pouco antes delas. Fica escuro o suficiente para que as estrelas apareçam por alguns minutos e, em seguida, também se ponham.

Os astrônomos dividem o céu em 88 constelações. Eles usam as constelações para indicar direções no céu e para delimitar certas regiões. Usando a imaginação, os povos antigos relacionaram os agrupamentos de estrelas com algumas figuras para facilitar a identificação desses grupos no céu.

Google Sky Maps é um mapa celestial que mostra objetos como estrelas, constelações, galáxias, planetas ou a lua da Terra. Para usar o Google Sky Maps, acesse www.google.com.br/sky.

A J005311 é uma estrela nascida de restos de duas estrelas mortas que se fundiram. Astrônomos divulgaram na revista científica Nature que identificaram uma raríssima estrela feita a partir de restos de duas estrelas mortas que se fundiram: o fenômeno reacendeu a fusão em seu núcleo e permitiu a retomada de sua "vida".

Constelação Cassiopeia

Constelação Cassiopeia. Imagem: Korrigan/Orthogaffe. As novas deste tipo, nas quais as explosões nucleares causam o brilho espetacular de estrelas anãs brancas, são comuns na Via Láctea, mas as novas visíveis são relativamente raras.

Órion

Devido à inclinação da Terra, nesta época, a mais bonita constelação no céu – Órion – coloca-se exatamente sobre o equador celeste. Isso significa que esse faiscante conjunto de estrelas – entre as quais figuram as populares Três Marias – aparece bem diante da vista, a meio caminho do horizonte e o alto do céu.

Vênus

O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.

O planeta Vênus tem alguns apelidos muito conhecidos, como “estrela d'alva” ou "estrela da tarde". Isso porque civilizações antigas pensavam haver duas estrelas aparecendo no céu, uma pela manhã e outra ao fim da tarde.

A constelação de Gémeos (Gemini) pode identificar-se facilmente a partir das suas duas estrelas mais brilhantes: Castor e Pollux. Estas duas estrelas representam, de acordo com a mitologia grega, as cabeças dos dois gémeos.