Onde eram feitas as pinturas renascentistas?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

A pintura renascentista teve origem na Itália em meados do século XIII, mais especificamente em Florença, com forte realismo escultórico e uso da perspectiva.

As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

Ainda que muitos temas explorados pelos artistas do renascimento estejam associados ao plano religioso e espiritual, a mudança de mentalidade da época proporcionou incluir uma variedade de temáticas. Os assuntos abordados variavam desde os costumes, a mitologia, as paisagens, dentre outros.

As pinturas eram feitas a partir de diferentes materiais, como terra, argila, sangue de animais e pigmentos obtidos de plantas, minerais e carvão vegetal. As cores predominantes eram preto, vermelho, laranja, amarelo e marrom. Eram utilizados os dedos ou pincéis feitos com pelos de bichos.

Os pigmentos utilizados eram extraídos da natureza, de materiais como carvão, sangue, ossos, vegetais, cinzas e raízes. Os temas pintados variavam de cenas de caça à representações de dança, sexo e outras imagens do cotidiano. Considera-se que a intenção por trás dessa arte era religiosa, de caráter ritualístico.

Conheça as obras de arte de quatro artistas do Renascimento e saiba mais sobre este movimento cultural. Certamente você já ouviu falar de Michelangelo, Donatello, Rafael e Leonardo.

O primeiro passo nesse sentido é dado pelo grande escultor do Proto-Renascimento, Donatello (1386-1466, Florença, Itália), com a obra San Marcos, uma escultura em mármore. Esta, apesar de ter sido concebida para integrar um nicho de uma catedral Gótica, não necessita do enquadramento arquitetônico para se destacar.

Mona Lisa

1. Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Mona Lisa (La Gioconda, no original) é uma pintura feita em tinta a óleo sobre madeira, datada de 1503. Seu autor é Leonardo da Vinci (1452-1519), um dos grandes nomes do renascimento.

Algumas de suas principais obras são “A Gioconda”, conhecida como Mona Lisa, e “A Última Ceia” (Santa Ceia). Michelangelo Buonarroti (1475-1564) também é reconhecido como um dos principais artistas do renascimento e deixou legados importantes na escultura, arquitetura e pintura.

Importante período cultural da história europeia, o Renascimento retomou as influências da Antiguidade para se contrapor à produção cultural da Idade Média. O Renascimento seguiu uma perspectiva antropocêntrica, tendo o homem como centro do Universo e medida de todas as coisas.

O Renascimento - movimento de renovação - foi um período da história cultural europeia que teve início em Itália no século XV e se prolongou até fins do século XVI.

Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520). Leonardo da Vinci não foi somente representante das artes plásticas (pintor e escultor), mas também estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo.

No Antigo Egito, o verde estava associado ao renascimento e a regeneração. Não raro, divindades eram retratadas tendo a pele desta cor.

A principal fonte de inspiração do movimento renascentista foi a antiga cultura greco-romana, chamada de Cultura clássica. As pessoas viviam nas cidades e observavam os padrões antigos, os monumentos, as ruínas e tantas coisas mais.

As pinturas mais antigas conhecidas têm aproximadamente 40 000 anos, encontradas tanto na região franco-cantábrica na Europa Ocidental, quanto nas cavernas do distrito de Maros (Sulawesi, Indonésia).

(Detalhe das pinturas mais antigas do mundo, feita por Neandertais na Caverna de Nerja, em Málaga. Acredita-se que representam focas, principal fonte de alimento Neandertal.) Essas primeiras pinturas feitas pelos povos primitivos também são conhecidas como “Artes Rupestres” e estão perpetuadas em abrigos e cavernas.

A pintura da Grécia Antiga
A pintura estava presente em murais e paredes dos grandes edifícios gregos, para além de ser usada na decoração de estátuas e peças de cerâmica.

É chamado de arte rupestre o conjunto de figuras encontradas em paredes de cavernas e outros abrigos. Estes desenhos começaram a ser feitos pelos homens há cerca de 40.000 anos atrás.