Onde entra o ar para o corpo humano?

Perguntado por: oveloso5 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

O ar entra no nosso corpo por meio das narinas (aberturas no nosso nariz) e segue para as cavidades nasais. Os pelos e o muco presentes nessas cavidades ajudam a filtrar o ar, retirando impurezas, como poeira e micro-organismos.

A troca gasosa ocorre nos milhões de alvéolos nos pulmões e nos vasos capilares que os envolvem. Conforme mostrado abaixo, o oxigênio inspirado passa dos alvéolos para o sangue nos vasos capilares e o dióxido de carbono passa do sangue nos vasos capilares para o ar nos alvéolos.

diafragma

O diafragma, uma bainha muscular em forma de sino que separa a cavidade torácica do abdômen, é o músculo mais importante usado na inspiração (ou inalação).

As vias aéreas superiores têm localização extratorácica e são constituídas pelas cavidades nasais, faringe e laringe. Já as vias aéreas inferiores têm localização intratorácica, e é composta pela traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos, que são as estruturas funcionais do pulmão.

Na inspiração, o diafragma se contrai e abaixa e as costelas se contraem e se elevam. Isso aumenta a caixa torácica, diminui a pressão interna e força a entrada do ar nos pulmões. Já na expiração, a musculatura relaxa e o processo é inverso.

A entrada de ar nos pulmões recebe o nome de inspiração.
Após esse movimento observa-se um relaxamento dos músculos intercostais e do diafragma. Ocorre então a retração do pulmão e a caixa torácica volta ao seu tamanho normal de repouso.

A traqueia é um órgão tubular, cilíndrico e cartilaginoso, localizado entre a laringe e os brônquios, que faz parte do sistema respiratório juntamente com as fossas nasais, a faringe, a laringe, os brônquios e os pulmões. Sua função é filtrar, umedecer e aquecer o ar para conduzi-lo aos pulmões.

A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento. Ela é dividida em três regiões anatômicas: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.

A faringe é um órgão em formato tubular que fica localizado logo à frente das vértebras cervicais, também conhecida popularmente como garganta. Ela possibilita a passagem do ar e dos alimentos, por isso, pertence ao sistema respiratório e digestivo, simultaneamente.

Portanto, a faringe é um órgão que conecta as cavidades nasal e oral com o esôfago e a laringe. Por isso, através dela passam comida, bebida e ar e, através de complexos mecanismos, se separam e seguem seus caminhos naturais. O ar percorre a parte anterior e entra na laringe para chegar aos pulmões.

Nós respiramos o oxigênio do ar ambiente para os pulmões, que entra na corrente sanguínea para ajudar no bom funcionamento de nossos tecidos e órgãos. Também respiramos como uma maneira de expelir gás dióxido de carbono, que é um tipo de desperdício que nosso corpo produz.

Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas - seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produza cerca de 98% do oxigênio atmosférico.

oxigênio

Quando respiramos, esse ar vai para os pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência (inspiração). Depois, também pela respiração, nosso corpo libera gás carbônico e outros componentes do ar que não foram utilizados (expiração).

O controle dos movimentos respiratórios é realizado pelo centro respiratório, composto por diversos grupos de neurônios localizados bilateralmente entre a ponte e o bulbo.

O centro respiratório compõe-se de diversos grupos de neurônios localizados bilateralmente na medula oblonga e na ponte do tronco cerebral.

As vias do trato respiratório dividem-se em: 1) porção condutora: constituída pelas cavidades nasais (durante a respiração forçada, a cavidade oral também faz parte dessa porção), faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos; 2) porção respiratória: formada pelos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, ...

O sistema respiratório é responsável pela absorção, por meio das vias respiratórias, do oxigênio e da eliminação do gás carbônico. Ele está integrado ao sistema circulatório, afinal, o sangue é responsável por transportar o gás oxigênio dos pulmões às células e o gás carbônico, das células aos pulmões.

O processo de respiração se inicia com a entrada de ar pelas fossas nasais. Ao passar por essa região, o ar será aquecido, umedecido e filtrado. A filtração ocorre graças à presença de pelos, que filtram os corpos mais grosseiros, e a presença de muco, que ajuda a capturar partículas mais finas, como poeira.

Em seguida ocorre a saída de ar dos pulmões, a expiração, acontece o relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais, eleva-se o diafragma e as costelas abaixam, diminuindo assim o volume da caixa torácica, expulsando o ar dos pulmões.