Onde enterrar o umbigo do bebê?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

O rol de simpatias é variado: o “umbigo” deveria ser enterrado nos pés de uma roseira para que a criança cresça bonita e saudável; deveria ser enterrado junto a uma bananeira para que o bebê tenha muito dinheiro no futuro; se enterrar junto a uma porteira de fazenda, será fazendeiro; se jogar no mar, serámarinheiro; se ...

Dra. Giuliana Fongaro: Após a queda do coto, devemos continuar limpando com álcool 70% até que não haja sujeira no local. É comum após a queda que ainda fique com um pouco de sangue no local. O umbigo é considerado cicatrizado quando está seco e sem sujeira.

Com o avanço da ciência está comprovado que o armazenamento deste pequeno pedaço do corpo que liga o feto a mãe pode evitar doenças e salvar vidas no futuro. O congelamento do cordão é tão importante porque em seu sangue estão localizadas células-tronco, consideradas muito especiais.

Deus tendo criado Adão já adulto não seria necessário a ele ter um umbigo, pois ele não havia sido gerado a partir do útero de uma mulher. Porém, como Deus criou um ser perfeito, mesmo sendo já adulto, Adão foi feito com umbigo, igual aos demais homens e mulheres que ele teria deixado como descendentes.

1. Por que armazenar o sangue do cordão umbilical do bebê? Porque no cordão umbilical se encontra um grande número de células-tronco hematopoiéticas, fundamentais no transplante de medula óssea.

O rol de simpatias é variado: o “umbigo” deveria ser enterrado nos pés de uma roseira para que a criança cresça bonita e saudável; deveria ser enterrado junto a uma bananeira para que o bebê tenha muito dinheiro no futuro; se enterrar junto a uma porteira de fazenda, será fazendeiro; se jogar no mar, serámarinheiro; se ...

Uma delas sugere que a sobra do umbigo deve ser enterrada junto a uma planta para garantir prosperidade. Outra diz que se deve dar o coto para uma vaca comer para atrair sorte.

Não é costume tratar umbigo de recém-nascido estufado porque, geralmente, a condição regride espontaneamente antes do primeiro aniversário. Agora, quando a hérnia não desaparece sozinha pode ser realizada uma cirurgia conhecida como onfaloplastia para corrigir o problema.

A fralda pode cobrir o umbigo e o uso de faixas ou bandagens no local não é recomendado. Às vezes, podemos observar um pouco de sangramento sujando a fralda, mas não se preocupe, isso é normal.

Esse canudinho é formado, principalmente, por vasos sanguí- neos e é por meio dele que a mãe pode passar nutrientes, oxigênio para o bebê e ainda retirar o que não é necessário. Ou seja, o cordão umbilical que se forma durante a gravidez é essencial para que todo bebê cresça e possa nascer saudável.

Após a queda do coto umbilical é normal que a cicatriz pareça estar estufada (pra fora), devido ao afastamento da musculatura do abdômen, formando uma hérnia, que é normal no recém nascido. A medida que a criança vai crescendo, essa musculatura se torna mais forte e a cicatriz umbilical vai “entrando”.

Desde sempre, ela ouvia as pessoas dizerem que era bom guardar o umbigo para depois enterrar, isso porque existe uma lenda que diz que ao enterrar o umbigo próximo a um pé de bananeira traz sorte da vida da criança. “É para ser próspera. Alguns falam para plantar num pé de roseira para a criança ser bonita e ter saúde.

Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete. Siga esses cuidados na hora da limpeza: Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos.

Preço do serviço é alto e limita clientes
A coleta de células-tronco do sangue do cordão umbilical custa cerca de R$ 3.000. Também é necessário pagar a taxa anual de R$ 600 para armazenagem do material.

Nesse sistema, o umbigo está relacionado ao elemento fogo, ou agni em sânscrito, e influencia diretamente nossa digestão e metabolismo. No entanto, também diz respeito à saúde mental e emocional, como explica Renata Leão, jornalista, terapeuta ayurveda e instrutora de meditação.

A taróloga explica que fechando esse canal, estamos impedindo que energias externas entrem em nossos corpos, evitando absorver energias de baixa vibração, como tristeza, raiva, ansiedade, inveja.