Onde encontro probiótico natural?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

É o mais comum dos probióticos e também o mais fácil de encontrar em qualquer mercearia ou supermercado.

Os alimentos que contêm microrganismos benéficos para o corpo são chamados de alimentos probióticos. Alguns exemplos são os fermentados, como chucrute, kimchee, rejuvelac, kombucha, kefir, gengibre em conserva, beterraba fermentada, leites fermentados, entre outros.

Entre os alimentos que têm probióticos, os mais conhecidos são os queijos, leites fermentados e iogurtes, e em cada um deles é possível encontrar diferentes tipos de quantidades de microrganismos diversos. Abaixo, veja alguns para incluir em sua alimentação.

Maçã As maçãs são ricas em uma fibra chamada pectina, que corresponde a aproximadamente 50% do total de fibras dessa fruta. A pectina também é um excelente alimento para os micro-organismos probióticos, além de ajudar nosso organismo a combater as bactérias maléficas e a diminuir a taxa de colesterol no sangue.

Kefir e kombuchá são as fontes mais comuns para se encontrarem colônias de micro-organismos.

A melhor fonte de micro-organismos probióticos é, sem dúvida, o leite materno. Por isso, a amamentação é a principal ação para garantir a formação de uma microbiota saudável no organismo dos bebês.

Activia, por exemplo, é uma marca que possui probióticos vivos que ajudam na saúde digestiva. Com probióticos vivos em todo o seu portfólio de iogurtes e leites fermentados, é a marca pioneira da categoria a possui os benefícios dos seus probióticos vivos comprovados pela Anvisa.

Iogurte natural; Coalhada; Kefir (bebida fermentada à base de grãos de kefir e leite); Kombucha (chá fermentado com cultura de leveduras e bactérias);

Como repor a flora intestinal
Outra opção que deve ser incluída recorrentemente na dieta são os alimentos probióticos, que são alimentos que contêm bactérias boas que vão ajudar a povoar o intestino. Alguns exemplos incluem o iogurte natural, o kefir ou o kombucha.

O recomendado é ingerir pelo menos 30 gramas de fibra por dia. E aumentar a ingestão de fibras em apenas 6 gramas por dia (a quantidade presente em uma tigela de cereal com alto teor de fibras ou em duas fatias grossas de pão integral) demonstrou ter um efeito sobre as bactérias intestinais.

Como saber o probiótico que preciso? Existem basicamente dois cenários para que uma pessoa tome probióticos: Ter algum problema intestinal existente. Ser relativamente saudável e estar buscando manter a saúde intestinal.

Para regular a microbiota
Também são recomendados iogurtes com maior quantidade de fibras, como os probióticos. Assim como para regular o intestino, nesse caso funciona consumir um iogurte integral e acrescentar aveia ou frutas.

Qual a composição do iogurte natural? O verdadeiro iogurte natural costuma possuir mais probióticos e menos aditivos químicos, além de ser rico em nutrientes como proteínas, vitaminas do complexo B e minerais. Ele é feito, basicamente, de dois ingredientes: leite e fermento lácteo.

Os alimentos que ajudam a melhorar a flora intestinal

  • Feijão. O feijão é um grão com grandes quantidades de fibras e ferro. ...
  • Aveia. ...
  • Polenta. ...
  • Aspargos. ...
  • Brócolis e outros vegetais crucíferos (couve, repolho e couve-flor) ...
  • Linhaça. ...
  • Bananas. ...
  • Iogurte e kefir.

Iogurte com probióticos: são iogurtes fermentados necessariamente pelas bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, acrescidos de outros microrganismos probióticos (conhecidos como as bactérias do bem).

Chá de funcho
A planta medicinal Foeniculum vulgare, tem substancias anti-inflamatórias que podem ajudar em funções digestivas. Ela diminui o excesso de gases, a cólica intestinal e a diarreia.

Folhas verdes, brócolis, cenoura, cereja, pêra e maçã são ótimas fontes de fibra e podem ser facilmente incluídos nas refeições diárias. Alguns alimentos são conhecidos por conterem mais água, e até melhorarem a circulação, aumentando as chances de um funcionamento adequado do seu intestino.

Camomila

Camomila. O suave chá de camomila tem princípios que ajudam a regularizar a função digestiva e, ainda, a reduzir dores e cólicas intestinais. E, devido ao seu poder anti-inflamatório, ele age preventivamente contra úlceras e gastrite. Quer mais benefícios?

Adultos saudáveis podem adicionar probióticos vivos à dieta com segurança visto que, em geral, estudos indicam que o seu consumo não traz qualquer tipo de risco à saúde. Mas não precisa exagerar, não é? Inclusive, para quem tem intolerância à lactose, existem produtos feitos com probióticos vivos e sem lactose.

O Yakult 40 apresenta 40 bilhões de probióticos. Lactobacillus casei Shirota em apenas um frasquinho.