Onde encontrar uma planária?

Perguntado por: talves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Medindo cerca de 1,5 cm de comprimento, a planária pode ser encontrada em córregos, lagos e lugares úmidos. Elas locomovem-se com ajuda de cílios e alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores, entre outros exemplos.

– Faça 3 furos ou mais na tampa do tubo. – Corte com uma alicate de corte a base das agulhas e a proteção. – Usar a base das agulhas para encaixar na tampa do tubo. – Usei um pedaço de tentáculo de Lula como isca.

PLANÁRIAS MARINHAS
O filo Platyhelminthes constitui os vermes achatados, genericamente chamados de planárias, além de alguns conhecidos parasitas de vertebrados como as tênias, fascíolas e o agente causador da esquistossomose (Schistosoma mansoni).

Se partirmos/fragmentarmos uma planária em vários bocados, cada um desses bocados é capaz de regenerar o animal inteiro, independentemente do tamanho ou forma desse mesmo fragmento. Isto é, se cortarmos uma planária ao meio, obtêm-se duas, caso seja dividido em três, resultam três planárias e assim sucessivamente.

Resposta verificada por especialistas. As planárias vivem desde que não sejam mortas, se forem bem cuidadas viverão indefinidamente, pois as planárias são consideradas um animal imortal, capaz de recuperar partes perdidas de seu corpo.

Em laboratório, planárias geralmente são alimentadas com pedaços de invertebrados. A alimentação, duas vezes por semana, com fígado, foi por nós empregada uma vez que é também adequada, conforme dados da literatura (Galtsoff, 1959), para manter animais em laboratório.

Os animais que se alimentam de planárias são: Pomacea sp. (Ampulárias) - opção mais segura com camarões.

Os olhos das planárias, que não enxergam, mas funcionam com sensores de claro e escuro, estão distribuídos de forma distinta pelos seus corpos.

Sua respiração é feita por difusão de gases na superfície do pequeno corpo achatado. Células flama e poros excretórios liberam desejos corporais indesejados e regulam o volume corporal das planarias.

Realmente é o método mais natural e eficaz que existe é o melanurus, mas tem que ser um aquário de no mínimo uns 200 litros, ele nada demais. Outra maneira é sifonar as planárias e diminuir a alimentação.

Há muito tempo os biólogos perceberam que uma planária cujo corpo tivesse sido secionado, tanto transversal como longitudinalmente, regeneraria as partes perdidas, originando vermes completos. Este fenômeno ocorre porque quando uma planária é cortada ou ferida a epiderme adjacente se espalha sobre o ferimento e o sela.

A reprodução das planárias pode se dar de maneira assexuada através de fissão transversal ou sexuadamente pela reprodução cruzada. A reprodução assexuada por fissão transversal ocorre de maneira simples e frequente.

As planárias são excelentes modelos biológicos, para a compreensão de processos biológicos comuns ao funcionamento de outras espécies, são fáceis de manter em laboratório, a baixo custo e com pouca necessidade de espaço, e fáceis de manipular.

Os platelmintos podem apresentar vidas livres, sendo encontrados em ambientes aquáticos ou úmidos, ou ainda alojados no interior de outros organismos, atuando como parasitas.

Os platelmintos parasitas são muito conhecidos por provocarem doenças no homem, sendo esse o caso do esquistossomo e da tênia. Na maioria das espécies parasitas, observa-se uma cobertura no corpo que ajuda a proteger esses animais no interior do hospedeiro.

Modo de utilização: Sifonar para fora do aquário a maior quantidade possível de planárias, antes do início da dosagem. Adicione 4 gotas de Flatworm RX por cada 40 litros de água. Não administre mais de um tratamento em um período mínimo de 24 horas.

Medindo cerca de 1,5 cm de comprimento, esses platelmintos podem ser encontrados em córregos, lagos e lugares úmidos.

Repare, então, nestas imagens: A lesma tem a "pele" (epiderme) fina e rugosa, o corpo robusto, geralmente cilíndrico, e um par de tentáculos na cabeça. A planária terrestre, como é o caso desta, tem a epiderme completamente lisa, o corpo achatado e a cabeça sem tentáculos.