Onde encontrar serotonina natural?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 7 de maio de 2023
3.9 / 5 9 votos

Triptofano e serotonina: como eles se ajudam e onde encontrar na alimentação?

  • Frango;
  • Ovos;
  • Queijos;
  • Peixe;
  • Amendoim;
  • Sementes de abóbora e de gergelim;
  • Leite;
  • Peru;

Banana. A banana — seja ela da terra, nanica ou prata — é uma grande aliada para quem tem uma predisposição à depressão ou está se recuperando de um quadro depressivo. Isso porque ela contém triptofano, substância que dá origem à serotonina, que regula o sono e melhora o humor.

vitamina D

Você sabia que a produção de vitamina D está diretamente ligada à produção de serotonina? Isso porque o cérebro utiliza um aminoácido chamado triptofano para produzir serotonina — e a vitamina D ajuda a aumentar os níveis de triptofano. Com isso, mais vitamina D significa mais serotonina.

Carnes e peixes: Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina.

banana prata

Isso acontece porque a fruta é rica em triptofano, um aminoácido que faz aumentar a produção do hormônio serotonina. A serotonina, por sua vez, é responsável por que melhorar o humor. Uma unidade média de banana prata tem cerca de 40 kcal. Deve-se consumir 1 vez por dia para não engordar e obter os seus benefícios.

Alimentação inadequada. Uma alimentação inadequada, rica em açúcar e farinhas processadas, por exemplo, altera a flora intestinal e prejudica a digestão dos alimentos. Consequentemente, há menor absorção do triptofano, que é de extrema importância na síntese da serotonina.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro. Leia também: 12 sintomas comuns de quem tem ansiedade.

A serotonina é produzida nas plaquetas sanguíneas, no cérebro e no sistema digestivo. O principal precursor dessa produção é o aminoácido essencial triptofano, presente em alimentos como banana, ovo, leite, queijo e chocolate amargo. 80 a 90% da serotonina é produzida no trato gastrointestinal.

Os alimentos ricos em triptofano ajudam na síntese e no controle da serotonina no organismo, sendo responsável por nos prover sensação de bem-estar. Suprimentos ricos nesse aminoácido incluem: banana, ovo, leite, chocolate amargo, amêndoas, mel, sementes e grãos.

Seu tratamento costuma ser realizado através de uma mudança de hábitos tanto comportamentais quanto alimentares, buscando uma dieta rica em triptofano. Além de medicamentos e suplementos que aumentem a quantidade de serotonina.

Para Lúcia, é fundamental verificar o nível de vitamina D nos pacientes com depressão e fazer suplementação sempre que necessário. Ela comenta que essas pessoas devem ter atenção especial quando o assunto é o nível de vitamina D, assim como as que apresentam doenças crônicas como diabetes, hipertensão e osteoporose.

Já a falta de vitamina D pode estar associada à depressão, mas os estudos ainda não são conclusivos. "Algumas pesquisas mostram que pacientes com depressão têm menos vitamina D no sangue", afirma Santomauro Júnior.

A Vitamina B6
A serotonina é o principal químico cerebral responsável por fazer com uma pessoa se sinta feliz, relaxada e confiante. Ela também desempenha um papel importante no sono, no desejo sexual e na saúde digestiva.

De acordo com a nutricionista, alguns alimentos, quando associados a uma mudança para um estilo de vida mais saudável, podem apresentar efeito benéfico diante da depressão, como a cúrcuma, a beterraba, as frutas vermelhas, o iogurte natural integral, o abacate, a canela, o cacau e o kiwi.

Erva de São João/Hipericão/Hypericum perforatum)
Nall disse que o Hypericum perforatum foi associado ao efeito de aumentar a quantidade de serotonina no organismo, uma substância química do cérebro ligada ao bem-estar que é geralmente baixa em pessoas com depressão.

A pesquisa assegura que o nível de triptofano na banana mantém os níveis de serotonina no cérebro, melhorando o humor das pessoas. O FNRI recomenda a ingestão de duas ou três bananas por dia, equivalentes a entre 20 e 30 gramas de hidratos de carbono e a entre 80 e 120 quilocalorias.