Onde encontrar registro de pessoas falecidas?

Perguntado por: rpimenta . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

Outra opção de busca é através do www.transparencia.registrocivil.org.br/obitos-desconhecidos. Mas, essa ferramenta é indicada, especialmente, para casos em que não foi possível localizar o óbito de alguém por seu nome ou em situações em que a pessoa está desaparecida.

Caso necessite encontrar certidão de óbito antiga e não saiba em qual cartório a morte foi registrada, é possível fazer uma pesquisa no Cartório de Registro Civil da cidade onde ocorreu a morte e, depois, no Cartório de Registro Civil da cidade onde morava a pessoa que morreu.

Portal da Transparência - Registro Civil.

Competência Registral site www.registrodeimoveis.org.br navegue na página serviços>mapa nacional de transações”. A busca está disponível por CEP ou endereço do imóvel.

O Arquivo Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública é um dos sites mais completos para encontrar registros por descendência. Isso porque a plataforma disponibiliza os registros de inúmeras pessoas que emigraram para o Brasil, desde 1875.

Uma pessoa pode descobrir onde um antepassado foi enterrado, verificando os registros de morte / enterro na igreja ou no registro civil da localidade que o antepassado viveu. Às vezes, o local de sepultamento de um ancestral pode ter sido transferido para outro cemitério ou ele pode ter sido cremado.

Acesse o site da Receita Federal através do link: Comprovante de Situação Cadastral no CPF; Insira o número do seu CPF e sua data de nascimento; Clique na opção “Sou humano” e depois em “Consultar”.

Nestes sites o usuário encontrará a opção SISOIBNET. Bastará clicar nela para o sistema solicitar usuário e senha de acesso. O campo usuário deverá ser preenchido com o CPF do funcionário do cartório (previamente cadastrado) e sua senha.

No Estado de São Paulo o sistema de cartórios é informatizado, sendo possível acessar e solicitar certidões de óbito através do Portal Oficial dos Cartórios. (https://www.registrocivil.org.br/).

“É possível imprimir em casa, mas vai valer apenas como uma cópia. O documento mesmo, para usar oficialmente, precisa ser impresso em cartório”, explica Vendramin. O valor do documento é de R$ 22,05, sem as taxas administrativas. No total, a certidão pode chegar a R$ 39,27.

Qualquer pessoa pode fazer a solicitação da segunda via da certidão de óbito. Para isto, é preciso comparecer em algum Cartório de Registro Civil, seja o que fez a emissão da primeira via ou não.

Na Certidão de Nascimento, o nome do cartório geralmente é indicado na parte inferior do documento, após as informações relacionadas aos pais e ao registro civil. Pode ser mencionado de forma clara, indicando o nome do cartório seguido pelo número de identificação do mesmo.

Informações sobre registros de nascimentos e óbitos podem ser consultadas de forma on-line e gratuita pela página da Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, através do Portal Extrajudicial.

Pois bem, no Brasil existem cinco tipos de registros públicos: o Registro Civil de Pessoas Naturais, o Registro Civil de Pessoas Jurídicas, o Registro de Títulos e Documentos, o Registro de Imóveis e o Registro Público de Empresas Mercantis, conhecido como Junta Comercial.

Somente o Cartório no qual o cidadão foi registrado está habilitado a fornecer 2ªs vias recentes de certidão de nascimento.

Uma das maneiras de saber se você tem firma reconhecida é indo até o Cartório de Notas desejado. Contudo, isso pode exigir bastante tempo, principalmente se você não tiver certeza sobre em qual cartório pode ter feito o reconhecimento. Lembrando que o reconhecimento de firma é feito por cartório.