Onde encontrar potássio para as plantas?

Perguntado por: esalgado . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Onde encontrar potássio para as plantas? O potássio é encontrado no solo na forma mineral, principalmente em minerais primários (feldspato, biotita e muscovita). Ainda, podemos encontrar esse mineral na forma de cátion na solução do solo. Em que, em alguns casos é uma das formas mais disponíveis de potássio.

Conheça as 3 principais fontes de potássio para as plantas

  • 1.1 1. Cloreto de Potássio (KCl)
  • 1.2 2. Sulfato de potássio (K2SO4)
  • 1.3 3. Nitrato de potássio (KNO3)

O Cloreto de Potássio, também conhecido como KCl, está entre os fertilizantes potássicos mais usados na agricultura. Mas, porque ele é tão utilizado como adubo? O Cloreto de Potássio é um dos adubos que tem mais potássio e disponibiliza rapidamente os nutrientes para as plantas.

Outro método de extração de potassa é a mineração por dissolução, em que se injeta salmoura (solução de sal em água) aquecida para retirar o potássio de minérios subterrâneos. A salmoura rica em potássio é bombeada para a superfície e depositada em poços, onde o mineral é posteriormente extraído.

O processo para extrair potássio dos depósitos de carnalita conta com dois dutos. O primeiro injeta água aquecida nos poços subterrâneos para dissolver a rocha carnalita, que é levada à superfície, pelo outro duto, sob a forma de salmoura --uma mistura da carnalita com outros sais.

As cascas de banana podem ser enterradas inteiras ou picadas, próximo de plantas que gostam de potássio (como árvores frutíferas, por exemplo). Ao enterrar as cascas inteiras elas demorarão para apodrecer e, com isso, liberam o potássio mais lentamente no solo.

Partindo desse princípio, é possível repor o potássio do solo ao estimular a atividade dos microrganismos solubilizadores de potássio. E para isso, é preciso contar com algumas boas práticas agrícolas, como evitar a aplicação de fertilizantes com altos teores de cloro e índice salino.

Esse é um nutriente indispensável para as plantas crescerem bem, além de reduzir o PH, que é a acidez do solo. Logo, podemos aplicar de diferentes formas. Em plantas que demandam mais acidez, como Hortênsia, Lírio e Azálea, as quantidades de farinha de casca de ovo serão pequenas: uma colher de chá já é o suficiente.

Potássio: cinzas, cascas de café, pós de rochas silicatadas com altos teores de potássio, talos de banana, entre outros. Fósforo: fosfatos naturais e farinha de ossos. Micronutrientes: alguns pós de rocha, estercos, fontes minerais permitidas (ex.: óxido de cobre e outros utilizados nos biofertilizantes).

Borra de café e casca de ovo
Para a borra de café, é possível utilizar três colheres da borra em um litro de água e deixá-las em descanso por 3 dias. Em seguida, use essa mistura em um borrifador e aplique direto nas plantas, ou misture com a casca dos ovos trituradas e deposite no solo.

Adubo orgânico
As cascas de banana são ricas em potássio e fósforo, elementos importantes para a saúde das plantas. Ainda, cascas de cenoura, abóbora e manga também são ótimas para essa finalidade. Só não é recomendado utilizar as cascas de frutas cítricas para isso (como abacaxi, laranja e limão).

do esterco bovino tudo isso contém potássio e se potássio eles é disponibilizado mais rápido e isso vale também para adubação verde você faz uma prática de adubação verde por exemplo em isso ajuda na ciclagem de nutrientes ajudam.

Húmus de minhoca
Também conhecido como vermicomposto, é considerado um dos melhores adubos, afinal, as minhocas fazem o processo de decomposição de resíduos orgânicos presentes no solo, deixando apenas os nutrientes para as plantas consumirem.

A maneira correta de começar o uso da borra de café como adubo é misturar duas partes de terra com uma parte de borra. Deixe essa terra descansando por cerca de quatro dias antes de utilizá-la como adubo. Isso dá tempo suficiente para a decomposição da borra.