Onde encontrar o hormônio estrogênio?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

O estrogênio é o hormônio sexual feminino . É produzido pelos ovários e responsável por desenvolver características como crescimento das mamas e pelos pubianos. Além disso, tem papel importante no ciclo menstrual e interfere em questões como saúde óssea, vascular e reprodução.

A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

A Tibolona é indicada para o tratamento dos sintomas resultantes da deficiência de hormônio (estrogênio) em mulheres na pós-menopausa, com mais de um ano de menopausa.

Ciclos irregulares ou ausência. Pele seca. Oscilação de humor. Falta de libido e secura vaginal.

E para aquelas que atravessam o período da menopausa, os chás também são uma alternativa: “Para fazer a reposição hormonal, a escolha deve ser pelo pé-de-leão, sálvia, agripalma ou árvore-da-castidade. Já para amenizar os sintomas, as opções são o chá verde, ginseng, camomila, erva-de-são-cristóvão e amora”, recomenda.

A forma mais comum em muitos lugares é fazer isso por meio de comprimidos à base de estrogênio, que são bastante práticos e usualmente ingeridos diariamente. Outra escolha muito comum são as injeções, que podem ser mensais ou trimestrais.

Os estrógenos naturais – estradiol, estriol e estrona – são os mais utilizados na reposição hormonal.

Ferver a água e depois acrescentar as folhas de amoreira bem lavadas e picadas. Deixar repousar por 10 a 15 minutos, coar e tomar durante o dia. Outra opção para usar a Morus Nigra é tomar a amora negra em cápsulas, que podem ser compradas em farmácias ou lojas de produtos naturais.

O tratamento de reposição hormonal na menopausa é realizado principalmente de 2 maneiras: Via oral: através do uso de comprimidos. Via percutânea: a partir do uso de adesivos colados na pele ou cremes vaginais.

O estrogênio é o hormônio responsável pela melhora dos sintomas, mas pacientes que têm útero devem utilizar também a progesterona para prevenção do câncer de endométrio. Pacientes que realizaram histerectomia (retirada do útero) podem realizar a reposição hormonal somente com estrogênios.

O estrogênio se indicado nos primeiros anos de menopausa em mulheres saudáveis previne a doença cardiovascular. Sabe-se que mulheres que fazem reposição vivem mais do que as que não fazem.

Levando-se em conta os efeitos adversos advindos do uso sistêmico da TRH, a melhor opção para a grande maioria das pacientes é o uso de estrógeno tópico em baixas doses (1,3). Entre os estrógenos utilizados estão os Estrógenos conjugados e o Estradiol.

Este medicamento é destinado ao tratamento dos sintomas vasomotores moderados a intensos associados à menopausa; prevenção e controle da osteoporose, tratamento da atrofia vaginal e vulvar, tratamento do hipoestrogenismo devido a hipogonadismo, remoção cirúrgica dos ovários ou insuficiência ovariana primária e ...

aumento de 41% de derrames cerebrais; aumento de 113% de embolias pulmonares; aumento de 26% de câncer de mama; redução dos riscos de fraturas ósseas em 34%;

Estrogênio

Estrogênio. Apesar de a progesterona ser essencial para o corpo das mulheres, percebemos que a sua prioridade se baseia na reprodução assistida, enquanto o estrogênio é o responsável pelas particularidades tipicamente femininas, sendo visto como o melhor hormônio feminino para criar corpo.

R$ 180,89.

Na ausência desse hormônio, tudo ali se altera causando menos lubrificação, menor elasticidade e mais ressecamento. — Esse ressecamento é chamado de síndrome urogenital da menopausa. E pode explicar também infecções urinárias de repetição, porque muda a flora local e altera imunidade, e perda de urina — acrescenta.

Após a menopausa, os níveis de estrogênio caem drasticamente, pois há poucos folículos nos ovários.